30 NOV 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Assistência Social realiza ações pelo Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher
O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é lembrado anualmente em 25 de novembro. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou diversas ações em Costa Rica.

“Nosso objetivo é alcançar as mulheres que estão em situação de violência, mas ainda não tem conhecimento sobre seus direitos, não sabem onde procurar ajuda ou como denunciar. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, o distanciamento social agravou as violências domésticas, portanto é indispensável fortalecer as redes de atendimento às mulheres com acolhimento humanizado e especializado”, destacou a secretária de Assistência Social, Evair Gomes.

Conforme a gestora, na última terça-feira (23) foram distribuídos panfletos e orientações sobre medidas de prevenção para as famílias do Programa Aluguel Social e do bairro Cohab Azul. As pessoas também foram direcionadas para os serviços da rede de atendimento.
Já na manhã da quinta-feira (25), foi realizada uma blitz com panfletagem na avenida José Ferreira da Costa, próximo a Feira do Produtor, para mobilizar a população em geral sobre a importância de denunciar e ajuda r mulher vítima de violência doméstica.

Ainda segundo a secretária, as ações também fazem alusão a Campanha Sinal Vermelho que facilita as denúncias. “As estatísticas mostram que uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública que não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo. Não se cale, denuncie, ligue 180”, completou a secretária.