29 SET 2023
Curso de Corte e Costura capacita mais 12 mulheres na Rica Trama em Costa Rica
Fotos: Larissa Assecom / PMCR
A capacitação em Corte e Costura promovida pelo Governo de Costa Rica foi um sucesso, capacitando 12 alunas em técnicas de corte e costura durante 5 meses. O objetivo foi capacitar as alunas para que elas possam utilizar essas habilidades como forma de geração de renda. O curso foi elogiado pelas alunas e pela Secretaria de Assistência Social, que pretende continuar investindo em cursos de capacitação para promover a inclusão social e a geração de renda na cidade.
Na última sexta-feira, 22 de setembro foi encerrado na Rica Trama, em Costa Rica/MS, um curso de Corte e Costura que teve a duração de 5 meses e contou com a participação de 12 alunas da cidade. O curso foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e teve como instrutora a renomada profissional Luzia Ferreira de Araújo.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos destacou a dedicação das 12 mulheres que concluíram com êxito o Curso de Corte e Costura em nossa cidade. Seu comprometimento e habilidades agora contribuirão não apenas para o próprio desenvolvimento e a geração de renda, mas também para o crescimento de Costa Rica como um todo.

Durante todo o período do curso, as participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de corte e costura, além de adquirir conhecimentos sobre a confecção de quatro peças diferentes do vestuário masculino e feminino. Estas peças incluíam uma saia, um vestido, uma blusa, uma camisa ou camisete, e uma calça social.

O objetivo principal do curso foi capacitar as alunas para que elas possam utilizar essas habilidades adquiridas como uma forma de geração de renda. Através desses conhecimentos, as participantes poderão atuar no mercado de trabalho, produzindo suas próprias roupas ou oferecendo serviços de costura para a comunidade.

A instrutora Luzia Ferreira de Araújo possui vasta experiência na área da moda e da costura. Ela foi responsável por repassar todo o seu conhecimento e experiência para as alunas ao longo dos cinco meses de curso. Durante as aulas, Luzia demonstrou técnicas de corte, ensinou a usar máquinas de costura e deu orientações sobre a escolha dos tecidos mais adequados para cada tipo de peça de roupa.

“Foi uma honra para mim passar esses dias com as alunas e foi isso que eu transmiti para elas - um pouquinho do que eu sei, uma sementinha no coração delas, no aprendizado. Eu quero que elas continuem com grande alegria. Também quero agradecer à professora Evair porque, se ela não tivesse concordado, eu não teria passado o que eu sei para as meninas. Tenho muito a agradecer a todas’, destacou.

O curso foi um sucesso e as alunas se mostraram bastante satisfeitas com o aprendizado adquirido ao longo desse período. Elas destacaram a importância dessa capacitação para a sua vida profissional e pessoal, enfatizando que agora possuem uma nova habilidade que pode abrir portas para diversas oportunidades.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira também se mostrou contente com os resultados do curso. Segundo a gestora, a capacitação em Corte e Costura faz parte de um conjunto de ações promovidas pela secretaria com o objetivo de promover a inclusão social e a geração de renda para a população.

A conclusão do curso foi marcada por uma cerimônia de encerramento na qual as alunas receberam certificados de conclusão e foram parabenizadas pela dedicação e empenho demonstrados ao longo do curso. As formandas agora estão prontas para aplicar os conhecimentos adquiridos e ingressar no mercado de trabalho como costureiras qualificadas.

O sucesso do curso de Corte e Costura realizado pela Assistência Social em parceria com a Rica Trama é um exemplo de como a capacitação profissional pode transformar vidas. Através dessas oportunidades de aprendizado, muitas pessoas podem se tornar autônomas e conquistar uma maior independência financeira. O Governo Municipal continuará investindo em cursos de capacitação como esse, visando sempre o desenvolvimento e a inclusão social de seus cidadãos.