19 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Reunião discutirá Outubro Rosa para beneficiários do Bolsa Família em Costa Rica no dia 24
No dia 24 de outubro, às 13h, haverá uma reunião no Conviver para discutir o Outubro Rosa com os beneficiários do Bolsa Família em Costa Rica. A reunião será realizada pelo CRAS em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo é informar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No dia 24 de outubro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Costa Rica realizará uma reunião socioeducativa no Centro de Convivência do Idoso, às 13h, com famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O objetivo é discutir o tema do Outubro Rosa em parceria da Assistência Social com a Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, estão convocados os moradores dos bairros Eminassai, Jardim das Oliveiras, Buenos Aires I e II, Morada do Sol, Sonho Meu VI, São Francisco, Jardim Santa Monica, Parque dos Ipês, Parque Sururiú, Residencial Cachoeira I e II, Jatobás, Jardim São Luiz, Loteamento Bela Vista e Residencial Ipê Roxo.

Essas reuniões socioeducativas são realizadas regularmente para garantir o direito à convivência familiar e comunitária das famílias beneficiárias do Bolsa Família. O programa busca fornecer uma renda básica para famílias em situação de pobreza e integrar políticas públicas para fortalecer o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

O Programa Bolsa Família se baseia em transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda busca aliviar a pobreza, enquanto as condicionalidades garantem o acesso a direitos sociais básicos. O sucesso do programa depende da cooperação entre diferentes entidades governamentais e da atuação dos gestores e técnicos de diferentes políticas públicas.

Dentro do programa, existem compromissos específicos em relação à saúde, educação e assistência social. É necessário que crianças estejam com as vacinas em dia, que gestantes façam pré-natal e que crianças e adolescentes tenham frequência escolar mínima. A concessão de benefícios é feita com base no Cadastro Único.

Além disso, o Programa Bolsa Família se une a outros programas e ações para promover acesso qualificado às políticas sociais, como educação integral e saúde materno-infantil. Já o Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar sobre o câncer de mama e será abordado durante a reunião, que também visa informar e conscientizar as famílias beneficiárias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Até março, Costa Rica tinha 3.145 beneficiários cadastrados no programa.