27 SET 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Costa Rica reúne representantes de 17 cidades durante Encontro Regional de Gestores de Assistência Social
O Município de Costa Rica sediou na última sexta-feira (24) o Encontro Regional de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Norte de Mato Grosso do Sul, realizado pelo COEGEMAS/MS (Colegiado Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul). O evento foi realizado no auditório do Parque Municipal Salto do Sucuriú e reuniu representantes de Costa Rica e outras 16 cidades.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, o evento teve por objetivo integrar e fortalecer o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul e ainda, iniciar com o processo de diagnóstico socioterritorial da região, a fim de conhecer a realidade atual, suas potencialidades e desafios a serem vencidos.

“É um orgulho para nosso município sediar um evento deste porte, reunindo gestores de várias cidades, o que enriqueceu a troca de experiências e a elaboração estratégias para o desenvolvimento de ações concretas em benefício dos usuários. Aqui em Costa Rica, a gestão municipal, tem um olhar voltado para os anseios da população e conta com o comprometimento de toda equipe da Assistência Social para atender essa demanda”, disse a secretária ao abrir o evento.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o encontro foi extremamente participativo e beneficia tanto usuários quanto servidores. “É uma discussão potente, pois consulta todos os envolvidos no ato de conferir se as diretrizes da nossa política estão absorvendo as necessidades do nosso público alvo, e em especial, neste momento de pandemia, trazem consigo uma reflexão ampliada, que oportuniza diagnosticar os problemas da execução da Política de Assistência Social e propor mudanças necessárias para melhorar o atendimento aos usuários do SUAS, viabilizando assim, a garantia dos diretos socioassistenciais, além de garantir melhores condições de trabalho para nossos servidores”, avaliou o gestor.

Para a presidente da COEGEMAS/MS, Rosane Moccelin, o objetivo é retomar os encontros neste período de redução dos números de casos de Covid-19, e discutir os desafios enfrentados durante a pandemia.

“A ideia dos nossos encontros regionais - e não por acaso iniciamos na região norte - é de voltarmos a ter o encontro entre gestores e técnicos na área da assistência social. Estamos saindo de uma pandemia, que sobrecarregou a Assistência Social, fomos linha de frente juntamente com a saúde, estivemos com as portas abertas, nossos técnicos, servidores e gestores estavam adoecendo, mas atendendo a população carente do nosso estado, período em que houve o aumento da demanda de trabalho incluindo pessoas que já não eram públicos da assistência social como pequenos comerciantes, diaristas, autônomos, que perderam seu poder aquisitivo por conta da pandemia. Agradecemos pelo acolhimento aqui em Costa Rica, e a organização deste evento sem dúvidas servirá como exemplo para os demais encontros regionais”, destacou a presidente.

Representando o Governo do Estado, a superintende de Política de Assistência Social, Salete Marinho de Sá, ministrou uma palestra com o tema “Desafios da Gestão de Assistência Social”.

“Apontamos os desafios para a gestão do Suas, reforçando a importância do controle social, cofinanciamento e serviços e programas da proteção social e vigilância sócio assistencial. Destacamos ainda, a importância das capacitações e das trocas de experiências. Foi sem dúvida, um momento de muito aprendizado e num espaço muito acolhedor, aos poucos vamos retomando as atividades presenciais.  A Política de Assistência Social e o SUAS se fortalecerão cada vez mais devido ao comprometimento de todos que nela atuam. Parabéns à gestora de Costa Rica e sua equipe pela organização do evento” concluiu a superintende.

Além de Costa Rica, participaram gestores das cidades de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora, Aparecida de Taboado, Jaraguari, Paraíso das Águas, Sidrolândia, Deodápolis e Ladário.

Também participaram do evento o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota; o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa; a vereadora Rosângela Marçal; a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, acompanhada da subsecretária da pasta, Angélica Moraes; a secretária de Agricultura de Desenvolvimento, Suelen Furquim, acompanhada dos subsecretários da pasta, Roberto Paes e Fernando Barbosa; o secretário municipal de Turismo, Artur Baird; o secretário municipal de Obras, Penides Garcia,; o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz; o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni;  o prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro; o secretário municipal de Ladário, Alexandre Ohara, entre outras autoridades municipais e regionais.