31 OUT 2022
PARCERIAS
Prefeitura e Atvos discutem medidas de enfrentamento a mosca Stomoxys calcitrans
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Na última sexta-feira (28), às 10h30min, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, juntamente com os secretários de Governo e de Agricultura se reuniram no gabinete com representantes da Usina Atvos para tratar sobre o monitoramento e controle da mosca Stomoxys calcitrans.

O objetivo desta ação é identificar os locais de reprodução, determinar a ocorrência de surtos, o que os provoca, estipular estratégias de contenção e aumentar a eficiência dos métodos de controle químico, além de desenvolver sistemas alternativos de controle biológico contra a praga.

A principal medida de controle da Mosca Stomoxys calcitrans é descobrir o foco de criação e agir sobre ele. Como a praga depende de matéria orgânica e umidade para se multiplicar, a solução do problema depende da união de esforços e cooperação.

A iniciativa, que é uma parceria da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Semad (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), conjuntamente com a Atvos, Polo Alto Taquari.

Os representantes da Atvos, propuseram executar um trabalho profilático em suas operações na área agrícola.

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, comentou que ficou satisfeito com o resultado da reunião, em razão da cooperação entre o poder público e iniciativa privada que apontou mecanismos para enfrentar a mosca e as medidas para controle da praga. “Entre as ações que ficaram definidas, numa delas, a Prefeitura vai designar alguém constantemente para acompanhar todas as ações que a empresa está executando, para o combate à mosca. Serão tanto ações de prevenção, quanto de repressão e fazer a interlocução com os proprietários rurais”, argumentou o gestor.