30 NOV 2023
PARCERIAS
Corpo de Bombeiros de Costa Rica completa 9 anos de atuação com 16.973 atendimentos realizados
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Nesta quarta-feira, 29 de novembro, o Corpo de Bombeiros de Costa Rica comemorou o seu 9º aniversário de inauguração em uma solenidade realizada no quartel do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais.

Durante a cerimônia, a guarnição entoou a Canção do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, cuja letra e música são do soldado Orivaldo de Medeiros, com arranjo e regência do primeiro tenente Waldevino Gomes Pinheiro. Também foi realizada a leitura do Histórico do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, que destacou a importância e os resultados alcançados pela corporação desde a sua inauguração em 2014.

O 19º SGBM tem uma área de atuação que abrange os municípios de Costa Rica, Alcinópolis e Figueirão, e conta com 22 bombeiros treinados para atender as demandas da região. Ao longo dos últimos anos, a corporação realizou cerca de 16.973 atendimentos, sendo 2.017 apenas no último ano. Para garantir uma cobertura operacional e administrativa eficiente, são utilizadas 08 viaturas operacionais, além de 02 viaturas administrativas e diversos equipamentos destinados ao trabalho de salvamento terrestre, salvamento em altura, salvamento aquático, incêndio e serviços técnicos.

Um destaque importante é a atuação dos bombeiros militares na Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, onde participam ativamente em diversas atividades de cunho social. Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento aos colaboradores que contribuíram significativamente para o trabalho realizado pelo subgrupamento.

Em seu discurso, o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, agradeceu ao prefeito delegado Cleverson Alves, ao comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Nunes e aos vereadores Ailton Amorim, Biri e Rosângela Marçal pela parceria entre o poder público e a corporação. Ele ressaltou a importância dessa colaboração para a população e destacou o esforço conjunto para a instalação do Corpo de Bombeiros no município. Cota também agradeceu às empresas privadas que contribuíram com a corporação e ressaltou a importância de manter e ampliar essas parcerias.

O capitão Nunes, comandante do Corpo de Bombeiros, aproveitou a ocasião para agradecer a todas as pessoas presentes no evento, incluindo autoridades políticas, membros do poder público municipal, colegas de trabalho e parceiros da iniciativa privada. Ele enfatizou a importância dos militares envolvidos no atendimento de emergências e ressaltou a quantidade de atendimentos realizados nos últimos anos. O capitão Nunes expressou o desejo de continuar presente e cada vez mais atuante, tanto no atendimento de emergências quanto em parcerias e projetos sociais.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, também expressou sua alegria na pessoa do comandante Nunes no 9º aniversário de instalação do Corpo de Bombeiros de Costa Rica. Ele relembrou a luta pela instalação da corporação desde o início de sua vida pública em 2013 e destacou a importância da união das forças políticas, população e empresários para a concretização e manutenção desse projeto.

A aluna Giovana Ribas de Oliveira, estudante do 7º ano da Escola Cívico-Militar, destacou a importância de participar da cerimônia do aniversário do Corpo de Bombeiros e de fazer parte da escola cívico-militar. Ela valoriza a disciplina e as informações relevantes oferecidas pela instituição de ensino. Giovana ressaltou que seu objetivo é adquirir um conhecimento amplo sobre as leis, aprender a viver em sociedade e aprimorar suas habilidades sociais por meio da participação na Escola Cívico-Militar.

A cerimônia de comemoração do 9º aniversário do Corpo de Bombeiros de Costa Rica foi marcada por homenagens, agradecimentos e pela valorização do trabalho realizado pela corporação. A parceria entre o poder público, a população e as empresas privadas foi destacada como fundamental para o sucesso e a eficiência do serviço prestado pelos bombeiros. O evento reforçou o compromisso dos bombeiros com a sociedade e ressaltou a importância da presença da corporação na vida cotidiana da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR