04 ABR 2024
PARCERIAS
Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, realiza formação sobre liderança em Costa Rica
Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
Capacitação promovida pelo programa Cidade Empreendedora enfatiza a importância da atuação dos gestores municipais na ação pública
Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, o Sebrae/MS promoveu uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município.

A formação teve início em fevereiro, deste ano, e encerrou nessa quarta-feira, (3), com a aplicação do último módulo e entrega de certificados. Na metodologia “Leme da Liderança Cívica” são aplicadas quatro etapas formativas em que os participantes aprendem sobre os processos de liderança e como eles impactam nos resultados alcançados. Além disso, são apresentadas estratégias para fortalecer a gestão participativa, posicionando o líder como um agente catalisador de mudanças na comunidade local.

Foram trabalhados também temas como administração de conflitos e ferramentas capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias. De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Juliana Barros, levar esse conhecimento para os gestores públicos é uma forma de envolvê-los no processo de desenvolvimento. “Ao melhorar a atuação que exercem como líderes, os servidores são capazes de promover mudanças onde estão inseridos, aprimorando a atuação da equipe, o que irá refletir no serviço que é prestado para a sociedade e impactar positivamente no município”, destacou.

Quem participou da capacitação como o assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, reforçou a importância da capacitação para os servidores. “Durante esses quatro encontros, a gente pôde compreender e entender o nosso papel em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo e perante a sociedade. Conseguimos ver que estamos no caminho certo e fazer uma reflexão do que precisa ser mudado para evoluirmos ainda mais”, ressaltou.

Para o procurador do município, Rogério Coelho, além de trabalhar a parte profissional, a capacitação trouxe grandes aprendizados para o desenvolvimento pessoal. “O curso proporcionou que eu fizesse uma avaliação do meu comportamento, não só no aspecto profissional, mas na minha vida em geral. Trazendo para o consciente o que preciso mudar. Compreendi que este processo deve ser feito de forma racional e estratégica”, salientou.

Maria Augusta Dias, assessora de imprensa do município, pontuou a relevância do conhecimento apresentado pela capacitação. “Foram quatro encontros que não vimos passar as horas. O que propiciou muita reflexão no que buscamos para nossa sociedade, responsabilidade com o bem público, além de me fazer enxergar descobertas em mim que não conhecia”, expôs a assessora.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Costa Rica é contemplada pela iniciativa desde 2021 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Junto com Costa Rica, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
Autor: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS