31 OUT 2022
SAÚDE
Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul reforça cuidados na saúde do homem e da mulher em Costa Rica
A tarde da última sexta-feira (28) foi dedicada a uma ação especial de incentivo à saúde do homem e da mulher em Costa Rica. A caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul saiu do Auto Posto Ferrato, na avenida José Ferreira da Costa, para o Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa e reuniu cerca de 200 pessoas.

O movimento contou com a participação do prefeito Cleverson Alves dos Santos, do vice-prefeito Roni Cota, da presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, dos vereadores Rosângela Marçal e Evaldo Paulino, os secretários municipais Márcia Alves (Políticas Públicas para Mulheres), Evair Gomes (Assistência Social), Maria Almeida (Educação) e Jovenaldo Francisco dos Santos (Saúde), além de profissionais da saúde, servidores públicos, comerciantes e populares.

Para o secretário municipal de Saúde, as campanhas fortalecem a cultura da prevenção, fator indispensável para garantir a saúde e a qualidade de vida populacional.

“O Outubro Rosa e o Novembro Azul são movimentos que estimulam a luta contra o câncer de mama e do colo do útero nas mulheres, bem como o câncer de próstata em homens. É o diagnóstico precoce destas doenças que possibilita melhores resultados no tratamento, por isso todos precisam permanecer em alerta e manter o autocuidado”, aponta o secretário Jovenaldo.

Atendimentos
Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Jéssica Guimarães Costa, durante o mês de outubro foram realizados 864 exames preventivos, procedimento responsável por identificar alterações nas células do colo do útero.

Durante a campanha a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D do Outubro Rosa. A ação aconteceu nos dias 19 e 26, com atendimento em horário estendido nas Unidades de Saúde das 18 às 21 horas.

Nos dois dias de ação foram realizados 516 preventivos, 67 consultas médicas 44 atendimentos psicológicos, 80 atendimentos odontológico e 243 testes rápidos.

Autor: Angela Bezerra