16 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Projeto "Cardápio Literário" incentiva leitura e produção de textos na Escola Fábio Rodrigues Barbosa
Fotos: Camila Oliveira - Assecom / PMCR
Na última sexta-feira, 10 de novembro, a Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa em Costa Rica/MS, realizou a culminância do projeto de leitura "Cardápio Literário". Alunos e professores uniram esforços para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023.

O projeto teve como principal objetivo incentivar os estudantes a se envolverem com a leitura e a produção de textos. Para isso, foram exploradas diversas tipologias textuais, como narrativas, biografias, contos, fábulas, poemas e poesias. Além disso, o cardápio foi usado como elemento descritivo, enquanto as receitas foram trabalhadas como textos injuntivos.

Durante a realização do projeto, os alunos puderam não apenas aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, mas também desenvolver valores como cooperação, diálogo e solidariedade. Esses princípios estão alinhados com o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino e também com as competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A diretora da escola, professora Elisangela Almeida Carneiro aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e as orientações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da academia. A colaboração dessas instituições foi fundamental para o sucesso do projeto. Além disso, a escola parabenizou os alunos, professores e pais pela dedicação e compromisso com a aprendizagem dos estudantes.

A Prefeitura de Costa Rica também foi destacada pela diretora, sendo reconhecida por oferecer educação de qualidade para todos os alunos da rede municipal. Através de iniciativas como o projeto "Cardápio Literário", a cidade demonstra seu compromisso com a formação acadêmica e pessoal dos estudantes.

O evento de culminância do projeto foi um momento de celebração e valorização do trabalho realizado ao longo do ano. Além de expor os resultados das produções textuais dos alunos, a escola também promoveu atividades culturais, como apresentações musicais e teatrais, que enriqueceram ainda mais a experiência dos participantes.

O projeto "Cardápio Literário" da Escola Fábio Rodrigues Barbosa é mais um exemplo de como a leitura e a produção de textos podem ser trabalhadas de forma criativa e motivadora no ambiente escolar. Iniciativas como essa contribuem para a formação integral dos alunos, estimulando o interesse pela leitura e desenvolvendo suas habilidades linguísticas. Que iniciativas como essa continuem a inspirar outras escolas e comunidades a investirem na leitura e na produção de textos, promovendo assim um ensino de qualidade e formando cidadãos críticos e participativos.