10 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Costa Rica dá início às aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência para crianças do 5º ano
Fotos: Divulgação SEMED
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Conselho de Segurança de Costa Rica (Conseg), deu início às aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município. Neste semestre, o programa atenderá aproximadamente 400 crianças do 5º ano das escolas municipais.

O Proerd, que está sendo executado nessa parceria, busca educar as crianças sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo assim a formação de bons cidadãos. O programa conta com um instrutor, o 3º sargento Péricles Coelho, que estará nas Instituições Escolares para ministrar as aulas aos alunos.

O curso está previsto para ser concluído em junho, com a entrega de certificados e premiações aos estudantes participantes. O Proerd é uma importante iniciativa que busca prevenir o uso de drogas, ensinando aos estudantes como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura. O Proerd já obteve sucesso em anos anteriores e espera-se que, com a parceria entre as instituições envolvidas e o engajamento dos alunos, os resultados sejam ainda melhores neste ano.

Durante as aulas do Proerd, os estudantes terão acesso a atividades educativas e dinâmicas que visam conscientizá-los sobre os riscos das drogas e da violência, além de desenvolver habilidades de resistência e tomada de decisões assertivas. O programa busca, também, estimular a participação dos pais e responsáveis, para que eles estejam engajados no processo de ensino e possam auxiliar na formação de crianças mais conscientes e seguras.

A iniciativa de promover o Proerd demonstra o compromisso da Prefeitura de Costa Rica com a Educação e a segurança das crianças, investindo em projetos que visam formar uma sociedade mais consciente e engajada na prevenção de problemas sociais como o uso de drogas e a violência. Espera-se que o programa seja um sucesso e que suas lições sejam levadas pelos estudantes para suas famílias e comunidades, multiplicando os efeitos positivos dessa importante iniciativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR