16 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Jornada Pedagógica 2024: Promove aprendizado significativo e prioriza a saúde e segurança na escola em Costa Rica
Fotos: Kayne Almeida - Assecom / PMCR
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Prefeitura de Costa Rica/MS realizaram a Jornada Pedagógica 2024, com o tema "Promover um aprendizado significativo prezando a saúde física, mental emocional e a segurança na escola". A formação, que aconteceu entre os dias 22 de janeiro a 02 de fevereiro, contou com a participação de professores, auxiliares do desenvolvimento infantil, inspetores, estagiários, merendeiras e motoristas.

Com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e contribuir para o sucesso na escola, a Jornada Pedagógica 2024 teve como destaque diversas palestras e formações ministradas por profissionais renomados. Os temas abordados foram acolhimento, brincadeiras na educação infantil, compromisso e atribuições dos profissionais, ensino de arte, primeiros socorros, saúde mental, estratégias pedagógicas para transtornos e deficiências, entre outros.

Conforme a secretária de Educação, Maria Almeida, as palestras foram direcionadas para diferentes públicos-alvo, como Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação Infantil e estagiários. Entre os palestrantes, estavam profissionais das áreas de psicopedagogia, neuro psicopedagogia, corpo de bombeiros, advocacia e inspetoria educacional. As cargas horárias das palestras variaram entre 2h e 4h, de acordo com o tema e público-alvo.

Um dos destaques da Jornada Pedagógica foi a presença da nutricionista Etiene Pavan, que ministrou palestras sobre estratégias de alimentação e hábitos saudáveis para educadores. Outro ponto importante foi a palestra ministrada pela psicóloga Tamiris Lopes Ferreira, que abordou a saúde mental do profissional da Educação.

Além das palestras, a programação contou com outras atividades, como o estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas Unidades Educacionais, capacitação no laboratório de robótica e palestras sobre primeiros socorros e jogos e brincadeiras.

No dia 5, a programação da Jornada Pedagógica incluiu uma reunião geral com o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos e a secretária de Educação, Maria Almeida, seguida por uma palestra sobre o laboratório de robótica. Nos dias seguintes, foram realizadas palestras sobre jogos e brincadeiras, empreendedorismo, primeiros socorros, estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamento, formação geral, entre outros temas.

No período vespertino do dia 5, foram realizadas palestras sobre jogos e brincadeiras, estudo do PPP e capacitação do laboratório de robótica. A Jornada Pedagógica de 2024 teve sequência nos dias 6, 7, 8, 9, 15 e 16 de fevereiro, com palestras e capacitações para os profissionais da educação.

No primeiro dia, foram realizadas palestras sobre jogos e brincadeiras na educação infantil e educação física, além do estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) nos diferentes níveis de ensino. No segundo dia, as palestras abordaram a comunicação efetiva e afetiva para cada nível de ensino.

No terceiro dia, foram realizadas palestras sobre planejamento na educação infantil, formação geral para os grupos IV e V da educação infantil, primeiros socorros, e formação geral no Ensino Fundamental I e II. Nos dias 15 e 16, as palestras falam sobre planejamento nas unidades educacionais para os diferentes níveis de ensino, além de primeiros socorros para o Ensino Fundamental I.

A Jornada Pedagógica de 2024 foi organizada pela Equipe de Apoio Pedagógico e teve como objetivo promover um aprendizado significativo, prezando pela saúde física, mental emocional e segurança na escola. Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de participar de palestras e formações com temas relevantes para sua prática pedagógica, visando a melhoria das relações interpessoais e o sucesso na escola.