16 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Forjando Campeões transforma a Natação em Costa Rica e revela talentos na modalidade
A Natação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) da cidade de Costa Rica/MS deixou de ser apenas uma prática esportiva e se tornou uma modalidade premiada fora do município, graças ao apoio e incentivo da Prefeitura com a implantação do Projeto Forjando Campeões, iniciado no ano de 2021. Com uma realização da Secretaria de Esportes e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Associação de Pais e Amigos da Natação (APAN), o projeto tem como objetivo disseminar o interesse para a prática esportiva, prevenir afogamentos, revelar possíveis talentos para o esporte, além de promover a saúde física e mental do público alvo.

Com um período de execução previsto de 12 meses/ano, o projeto atende crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano escolar (Ensino fundamental II), abrangendo mais de 300 alunos das escolas municipais. A iniciativa disponibiliza todos os acessórios necessários para a prática da natação, como toucas, pranchas, macarrões, trajes, além de óculos, e apoio nas viagens com transporte, alimentação e hospedagem.

Além de trazer uma nova perspectiva para a natação nas escolas, o projeto tem alcançado resultados significativos, revelando talentos que têm se destacado em competições regionais e até mesmo fora do município. Os alunos participantes têm mostrado um desempenho excepcional, conquistando pódios e se tornando verdadeiros campeões.

O incentivo à prática esportiva desde cedo é um dos principais objetivos do Projeto Forjando Campeões. A natação, além de ser uma atividade prazerosa, traz diversos benefícios para a saúde física e mental dos alunos. A prevenção à afogamento é uma preocupação fundamental do projeto, buscando ensinar os alunos técnicas de natação e habilidades aquáticas que podem ser essenciais em situações de perigo no meio aquático.

O sucesso do projeto só é possível graças ao empenho e comprometimento da Prefeitura, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com o clube esportivo CREC (Costa Rica Esporte Clube), apoio institucional da Câmara de Vereadores, bem como apoio do Governo do Estado de MS, através da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e parceiros, SEMED e da APAN de Costa Rica. Juntos, eles trabalham para oferecer uma estrutura adequada e segura para a prática da natação nas escolas, proporcionando às crianças e adolescentes a oportunidade de descobrirem seus talentos e se desenvolverem como atletas.

Com o Projeto Forjando Campeões, a natação em Costa Rica ganhou destaque e reconhecimento, mostrando que é possível transformar uma simples prática esportiva em uma modalidade premiada. Com o apoio e incentivo do poder público, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se envolverem em uma atividade que vai além do ambiente escolar, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e uma nova perspectiva de vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR