17 ABR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura de Costa Rica promove revolução nas ações de desenvolvimento e empreendedorismo
A cidade de Costa Rica/MS, passou por uma verdadeira revolução em suas ações de desenvolvimento e empreendedorismo nos últimos anos. Desde janeiro de 2021 até março de 2024, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, implementou uma série de medidas com o objetivo de promover o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população local.

Uma das estratégias adotadas foi a realização de diversos cursos, oficinas, palestras e consultorias voltadas para capacitar os empreendedores e incentivar o surgimento de novos negócios. Ao todo, foram oferecidos 9 cursos, abordando temas como Higiene e Manipulação de Alimentos, Ferramentas de Marketing Digital, Design de Sobrancelha, Atendimento e Encantamento para Garçom, Dicas de Maquiagem, Corte Básico de Cabelo, Negócio Certo Rural (Queijo e Hortaliças), entre outros.

Além disso, foram realizadas 10 carretas de capacitação em áreas como Automotiva, Costura, Construção Civil, Informática, Panificação, Solda e Transformação Digital. Essas carretas levaram conhecimento e oportunidades de aprendizado para os moradores de Costa Rica, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local.

No âmbito das oficinas, destacam-se atividades como "Como Definir Preço de Venda", "Inovação para o Varejo", "Produção de Hortaliças para o Cinturão Verde", "Liderança 4.0", "Economia Criativa e Empreendedorismo nas Escolas", entre outras. Essas oficinas foram fundamentais para o desenvolvimento de habilidades específicas e para a disseminação de conhecimentos relevantes para a comunidade.

Paralelamente, foram promovidas 42 palestras abordando temas como liderança, comunicação estratégica, educação de impacto, negócios sociais e ambientais, gestão financeira, marketing digital, entre outros. Essas palestras foram ministradas por profissionais especializados e proporcionaram aos participantes uma visão ampla e aprofundada sobre diversas áreas de conhecimento.

Outras ações relevantes incluem duas rodadas de negócios, um seminário sobre oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo, a realização de um curso de turismo, seis feiras temáticas e consultorias em diversas áreas, como turismo, crédito e finanças, marketing digital, sustentabilidade, compras públicas, cooperativismo e associativismo.

A implantação do Programa Agro Rica foi o suporte necessário para nortear o desenvolvimento das ações da secretaria, beneficiando diretamente o homem do campo e o desenvolvimento de maneira geral. As carretas de capacitação também desempenharam um papel importante na disseminação de conhecimentos e no incentivo ao empreendedorismo. Foram realizadas carretas voltadas para o setor automotivo, costura, construção civil, informática, panificação, solda e transformação digital.

O resultado de todas essas ações tem sido extremamente positivo para o município de Costa Rica. O desenvolvimento da agricultura e do empreendedorismo têm impulsionado a economia local, gerando empregos e estimulando o crescimento da cidade. Além disso, a capacitação dos empreendedores tem contribuído para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumentando a confiança e satisfação dos clientes.

Diante disso, é possível dizer que a Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o Sebrae, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do município. As ações realizadas nos últimos anos têm sido efetivas na promoção do empreendedorismo e do crescimento econômico, contribuindo para uma cidade mais próspera e sustentável para todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR