18 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Alunos da Escola Cívico-Militar de Costa Rica visitam comunidade indígena e museu para documentar a cultura Terena em MS
Fotos: Bruna Loschi / Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Sidrolândia
Nesta quarta-feira, 17 de abril de 2024, um grupo formado por 62 alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais de Costa Rica/MS, realizou uma visita especial à cidade de Sidrolândia/MS, com o objetivo de conhecer e documentar a cultura indígena terena. A iniciativa faz parte do Projeto “Apoena: aquele que vê mais longe”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que busca evidenciar e visibilizar a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

O projeto tem como propósito principal a produção de um documentário sobre os indígenas da etnia Terena, que vivem na região de Sidrolândia. Com a parceria do Projeto “A união faz a vida”, os estudantes serão responsáveis por registrar e documentar o modo de vida dos indígenas terena, com o intuito de valorizar e preservar a cultura dessa comunidade.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pela Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo, localizada na Aldeia Tereré. Os professores de História e Geografia conduziram os estudantes visitantes, realizando um levantamento detalhado sobre a cultura e o modo de vida dos indígenas terena. Essas informações serão fundamentais para a produção do documentário, que terá como base o conteúdo registrado durante a visita.

No período da tarde, a expedição costarriquense visitou o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq) que fica no primeiro andar do prédio do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa na Capital e que, tem como objetivo realizar pesquisas sobre o passado arqueológico do Estado, buscando entender e explicar os diversos processos de povoamento humano deste território, contribuindo para a preservação da memória do patrimônio cultural e manutenção da diversidade cultural. Onde há também uma auditório com vídeos de Educação patrimonial e científicos (Arqueologia de MS) e uma reserva técnica com mais de 250 mil peças de arqueologia, uma biblioteca e duas áreas lúdico pedagógicas, todas encontradas neste espaço.

O Projeto “Apoena: aquele que vê mais longe” demonstra a importância de valorizar e conhecer as culturas indígenas presentes em Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa busca combater estereótipos, preconceitos e promover o respeito e o reconhecimento da diversidade cultural existente no país.

Com a produção do documentário, espera-se que mais pessoas tenham acesso às riquezas culturais dos povos indígenas terena, contribuindo para a sua valorização e preservação. Através do olhar atento dos alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, a cultura terena será evidenciada e compartilhada com a sociedade, ampliando o conhecimento e promovendo a inclusão dessas comunidades na história e na cultura do estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR c/ Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Sidrolândia