29 SET 2023
EDUCAÇÃO
Equipe multiprofissional da SEMED realiza formação continuada em educação especial
Fotos: Divulgação SEMED
A equipe multiprofissional da SEMED de Costa Rica realizou uma formação continuada em educação especial nos dias 27 e 28 de setembro. O evento, dividido em dois dias, abordou temas específicos para diversos grupos envolvidos na educação especial. O prefeito destacou a importância dessas práticas para os estudantes e a equipe destacou o impacto positivo da formação. O objetivo foi promover a inclusão e atender às necessidades dos alunos com deficiência. A secretária de Educação enfatizou a colaboração entre as secretarias e a parceria com a Coordenadoria Regional de Educação. A formação reforça o compromisso com a educação inclusiva em Costa Rica.
Nos dias 27 e 28 de setembro, a equipe multiprofissional da Secretaria de Educação de Costa Rica promoveu uma formação continuada abordando a educação especial. O evento, realizado no auditório da SEMED, foi dividido em dois dias, com temas específicos para diferentes grupos envolvidos na educação especial.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, enfatizou a importância de discutir as melhores práticas de atuação junto aos estudantes públicos-alvo da educação especial. Segundo a equipe Multiprofissional, "o encontro permitiu o crescimento dos educadores presentes e, com certeza, deve levar a muitas reflexões, novos paradigmas e mudanças na maneira de se fazer Educação".

O objetivo da formação foi colaborar com a produção e a construção do conhecimento dos profissionais da educação, bem como consolidar o processo de inclusão. Além disso, buscou-se proporcionar a efetivação legal e pedagógica da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Isso visa suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e a participação dos alunos com deficiência e outros que são público-alvo da Educação Especial nas turmas da sala regular, promovendo uma cultura de convivência inclusiva.

No primeiro dia, quarta-feira, 27 de setembro, participaram da formação todos os profissionais de apoio, tradutores e intérpretes de Libras, bem como professoras das Salas de Recursos Multifuncionais da Educação Especial. O tema central da formação foi "Como acompanhar os alunos com diversos tipos de deficiências e transtornos".

No segundo dia, quinta-feira, 28 de setembro, foi a vez dos coordenadores da Educação Infantil, Fundamental I e II, Coordenadores do Núcleo Pedagógico da SEMED, a Equipe Multiprofissional, tradutores e intérpretes de Libras e professoras das Salas de Recursos Multifuncionais da Educação Especial participarem da formação. O tema abordado foi "Plano Educacional Individualizado – PEI".

A secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, destacou a importância da formação continuada para todos os envolvidos na educação especial. Ela agradeceu à professora Maira de Quevedo da Coordenadoria Regional de Educação Região CR4- Coxim, por atender ao pedido e enviar as técnicas do NUESP/CRE4/SED Fernanda Lemes Kley e Josilene Vasconcelos Floriano para ministrar essa formação. A Secretária ressaltou a importância do apoio e da parceria entre as secretarias de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e a SEMED de Costa Rica.

Segundo a equipe Multiprofissional “o encontro permitiu o crescimento dos educadores presentes e, com certeza, deve levar há muitas reflexões, novos paradigmas e mudanças na maneira de se fazer Educação”. Como dizia a poetiza Leh Girão: "Crianças são como borboletas; cores, formatos e texturas diversas, algumas voam rápidas, outras nem tanto, mas todas se esforçam para voarem do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, única e especial".

Essa formação continuada reforça o compromisso de Costa Rica com a educação inclusiva e o desenvolvimento de cada aluno, independentemente de suas diferenças.