14 FEV 2022
Palestra show com Diogo Almeida encerra Jornada Pedagógica 2022 em Costa Rica

Alegria, troca de experiências e muito aprendizado marcaram a Jornada Pedagógica 2022 realizada pelo Município de Costa Rica, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). O evento, destinado aos profissionais da educação do município, teve início no dia 31 de janeiro e encerrou a programação com chave de ouro na sexta-feira (11), após a palestra show do jornalista, professor e comediante, Diogo Almeida.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, o objetivo foi promover um momento de estudo, reflexão e planejamento entre os profissionais.

“A troca de experiências, o aprendizado, as discussões e reflexões acerca das ações pedagógicas no contexto escolar, nos direciona para um panorama de (re)construção, principalmente nesse cenário provocado pela Covid-19, com o uso de estratégias coerentes e planejamento coletivo para o ano que se inicia”, ressalta a gestora.

Representando o Legislativo Municipal, a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destacou a importância dos servidores da Educação.

“A educação de Costa Rica é feita por cada um de vocês servidores que se empenham cada vez mais por nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos mesmo diante de tantos desafios. Desejamos um ano letivo abençoado e com muito sucesso, reforçando que o Legislativo trabalha ao lado do Executivo, aprovando leis, fiscalizando e se mantendo vigilante no cumprimento da legislação”, pontuou a vereadora.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, falou sobre gestão municipal desde a qualidade de ensino a valorização do profissional.

“Nós queremos fazer uma educação de qualidade e para isso precisamos investir nos nossos profissionais. Nossa meta é chegar ao final do nosso mandato com no máximo 25 crianças por sala de aula, dando mais qualidade ao ensino, além de garantir a saúde mental do professor. Para isso investimos em concurso público, vamos ampliar o número de Escolas e Centros de Educação Infantil e elevar o piso salarial do professor de Costa Rica ao piso nacional estipulado para a categoria pelo governo federal”, adiantou o gestor.

Com o tema “A educação como um dos instrumentos de transformação social”, o evento contou com formação para motoristas e auxiliares de serviços gerais; formação com a equipe do Sistema de Ensino Aprende Brasil; formação sobre TCI´s com a equipe Gênesis; formação sobre Educação Infantil com o tema “O desenvolvimento infantil: do cuidar ao direito de aprender” bem como sobre atendimento especial e movimento e corporeidade; formação para secretárias escolares com o tema “A redação oficial na rotina da secretaria escolar”; formação para servidores do setor administrativo  com o tema “Como você escolhe fazer a diferença; formação com a equipe do Sebrae; palestra sobre “ Novas Trajetórias Docentes: Os desafios do Século XXI” com a professora doutora Fabiana Andrade; palestra sobre “A gestão da Sala de Aula : Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Significativa” com o doutor Júlio César Furtado; palestra sobre gestão municipal com o prefeito Cleverson Alves dos Santos e palestra show com Diogo Nogueira, que de maneira irreverente faz um raio x do cotidiano da vida dos professores e de quem convive com eles.

Também participaram do evento o vice-prefeito Roni Cota, a primeira-dama Márcia Alves, os secretários municipais Airton Ruiz (Governo), Evair Gomes (Assistência Social), Suellen Furquim (Agricultura e Desenvolvimento), Uriel Carvalho (Administração e Finanças), a subsecretária de Educação Angélica Moraes, o procurador geral do Município Rogério Coelho e o padre Kelson Soares.