09 AGO 2021
PARCERIAS
Qualificação: Trabalhadores rurais recebem curso gratuito de Noções de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas
Para atender a crescente mecanização e consequente necessidade de qualificação do trabalhador, o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Município de Costa Rica, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural, realizou entre os dias 3 e 4 de agosto, o curso Noções de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas. Com carga horária de 24 horas, a qualificação foi realizada ao lado do Centro de Eventos Ramez Tebet.

Segundo o instrutor do Senar/MS, João Acácio Mota, o objetivo do curso é ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É a base sobre mecanização agrícola. É um curso para quem entende muito pouco de tratores”, esclarece.

O curso qualificou 8 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulico, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. “Os cursos do Senar são muito focados na segurança, tanto do operador, dele com a máquina e também equipamentos de proteção individual”, relata o instrutor.

A mecanização no campo está presente na preparação o solo para a plantação, na manutenção das lavouras e deixa os processos de plantio e colheita mais rápidos e eficientes. O curso atende à demanda de capacitação na operação de maquinário. “Nosso município ainda é muito carente de mão-de-obra especializada. Existe uma demanda muito grande de operadores de máquinas e tratoristas agrícolas que não é atendida”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Roberto Paes Barbosa.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, com o crescimento constante da população mundial, a produção de alimentos precisa seguir o ritmo. “Não se desenvolve o agronegócio sem a mecanização agrícola. Os equipamentos estão com maior capacidade de produção a cada ano. A mecanização produz em larga escala e assim consegue atender melhor a população”, afirma.

O curso foi realizado obedecendo aos protocolos de biossegurança devido à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e de álcool 70%.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024