19 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Celebração emocionante marca formatura da Educação Infantil, do 9º ano e EJA da REME no encerramento do ano letivo em Costa Rica
Fotos: Camila Oliveira - Assecom / PMCR
Com decoração tema fauna e flora do cerrado, a cidade de Costa Rica/MS, encerrou o ano letivo de 2023 com uma emocionante celebração. A solenidade de formatura da Educação Infantil, do 9º ano e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) aconteceu no Salão Paroquial da Matriz Santo Antonio, dias 12, 13, 14 e 16 de dezembro, e marcou um momento importante na vida escolar de muitas famílias costarriquenses.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, cumprimentou os presentes no evento, incluindo vereadores, diretores, professores, servidores, motoristas e merendeiras. Ele destacou a importância da merenda escolar e agradeceu aos pais pela confiança em entregar seus filhos para a rede municipal de ensino. Ressaltou os investimentos na área da Educação, como a melhoria dos salários dos professores, a realização do concurso público e a substituição dos livros do MEC pelo sistema apostilado do sistema Positivo. Além disso, mencionou a adoção de material didático de qualidade, como os livros da sacola literária, a lousa digital e a disponibilização de uniforme escolar. O prefeito afirmou que estão em constante evolução e busca de melhorias na Educação. Ele também esclareceu que o 14º salário dos servidores da educação será pago no dia 29. Por fim, agradeceu a todos e desejou Feliz Natal e próspero Ano Novo.

No dia 12, foi realizada a solenidade de formatura da Educação Infantil. As crianças da Pré-Escola II do Centro de Educação Infantil "Sonho da Vovó Luzia Gomes da Costa", da Escola Municipal Cotrisa de Baús - Polo e da Escola Municipal Belonízia Paulino de Oliveira foram as protagonistas deste momento especial. O evento enfatizou a relevância da educação infantil no desenvolvimento integral das crianças, fornecendo habilidades fundamentais para a formação humana.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos professores, às famílias, à secretária de educação e ao prefeito. As crianças receberam, simbolicamente, os certificados de conclusão da pré-escola, e em seguida, foi oferecido um jantar comemorativo para celebrar a importância da educação na vida das crianças.

A secretária de Educação, Maria Almeida, expressou gratidão a Deus e aos pais pela confiança em matricular seus filhos nas instituições de ensino. Ela agradeceu aos professores e servidores pelo trabalho dedicado ao longo do ano letivo, visando proporcionar um futuro melhor para os formandos. A secretária também agradece aos colegas secretários, vereadores, diretores e coordenadores de outras instituições, destacando a importância do apoio do prefeito Cleverson Alves para projetos educacionais. Por fim, citou um trecho bíblico de Moisés que ressalta a importância de ensinar as crianças com persistência em diferentes momentos da vida.

No dia 13 de dezembro, ocorreu a cerimônia de formatura das crianças da pré-escola II dos Centros de Educação Infantil Davina Corrêa de Oliveira e Sonho de Ninar. Mais uma vez, ressaltou-se a importância da educação infantil no desenvolvimento das crianças, promovendo habilidades fundamentais para sua formação humana, cognitiva e motora. Os coordenadores pedagógicos, diretores das escolas e centros de educação infantil foram congratulados pelo comprometimento e dedicação com a educação infantil. A celebração marcou o encerramento de um ciclo educacional e foi uma ocasião única na vida das crianças, comemorada ao lado de seus familiares e demais presentes.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, cumprimentou o prefeito, a secretária de Educação, as diretoras, coordenadores e os servidores da Educação. Ele também cumprimentou os pais, familiares e alunos presentes, destacando que o encerramento de um ciclo marca o início de outros ciclos de sucesso. O presidente reafirmou o apoio da Câmara de Vereadores ao município, à educação e a todos os servidores, e desejou um Feliz Natal e um Feliz 2024 em nome da Câmara de Vereadores.

No dia 14 de dezembro, foi a vez da formatura da pré-escola II dos Centros de Educação Infantil Ilidia Lacerda de Almeida e Sonho Meu. Durante a cerimônia, foram proferidos discursos que destacaram a felicidade de ser criança, a importância do brincar e o valor dos sonhos.

Já no dia 16 de dezembro, ocorreu a formatura do nono ano do Ensino Fundamental II das escolas Vale do Amanhecer, Fabio Rodrigues Barbosa, Francisco Martins Carrijo, Cívico-Militar professor Adenocre Alexandre de Morais – 9º ano e Eja. A cerimônia foi marcada pelos discursos das autoridades presentes, que enfatizaram a importância de celebrar as conquistas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que concluíram mais uma etapa da Educação Básica. Além disso, foi ressaltado que concluir o Ensino Fundamental II representa um avanço significativo, mas também marca o início de uma busca contínua pelo conhecimento ao longo da vida. A presença dos pais ou responsáveis também foi destacada como um incentivo fundamental para esse momento de comemoração.

A solenidade de formatura da Educação Infantil, do 9º ano e EJA nas escolas da rede municipal de Costa Rica foi um evento marcante e emocionante para todos os envolvidos. A celebração não apenas reconheceu o esforço e dedicação dos estudantes, mas também ressaltou a importância da Educação na formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro.