05 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da Escola Belonizia empreendem com sucesso em Feira "Cheiro e Sabor da Natureza"
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, os alunos da Escola Municipal Belonizia Paulino de Oliveira, localizada na comunidade rural do Porto Curralinho em Costa Rica/MS, tiveram a oportunidade de expor à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula, através da metodologia JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).

A Feirinha “Cheiro e Sabor da Natureza”, promovida pelo JEPP, é o resultado de um trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. A metodologia, que foi implantada na escola após a capacitação dos professores pelo Sebrae/MS, aborda o empreendedorismo de acordo com a faixa etária dos alunos. Durante quatro meses, os estudantes puderam aprender sobre o tema em sala de aula.

Dentre os produtos desenvolvidos pelos estudantes estão sachês perfumados, feitos a partir de ervas aromáticas cultivadas por eles próprios. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de aprender sobre habilidades financeiras e organização, que são fundamentais para o empreendedorismo.

O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, agradeceu à parceria com o Sebrae/MS, reconhecendo o trabalho significativo realizado no município. Ele ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento da sociedade e expressou gratidão aos envolvidos, incluindo a Câmara de Vereadores e a professora Maria Almeida. Cota enfatizou a necessidade de plantar sementes de empreendedorismo nas crianças para construir uma sociedade mais forte e um município mais desenvolvido.

A secretária de Educação, Maria Almeida, também expressou gratidão pela parceria com o Sebrae/MS no projeto JEPP. Ela destacou a oportunidade para as crianças trabalharem com produtos da terra e a relevância do projeto para o crescimento profissional das crianças. Almeida agradeceu aos pais pela presença na feirinha e enfatizou a importância da participação da família na instituição.

O consultor do Sebrae/MS, Michel Martinez, expressou gratidão aos pais por incentivarem seus filhos a compreenderem a importância do empreendedorismo. Ele destacou a abrangência do projeto, que envolve empreendedorismo, habilidades financeiras e organização. Também agradeceu o prefeito delegado Cleverson Alves e a secretária de Educação, Maria Almeida por acreditarem no projeto e mencionou a parceria com a prefeitura, que possibilitará a expansão do programa para outros colégios rurais e urbanos no próximo ano.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, mostrou apoio à educação e enfatizou a importância das escolas rurais. Ele ressaltou a relevância da inclusão e valorizou a história das famílias locais. Amorim concluiu agradecendo a todos pela participação na feirinha.

A consultora do Sebrae/MS, Amanda Balsan, destacou a importância do Programa JEPP para o desenvolvimento do empreendedorismo na comunidade de Porto Curralinho. Ela observou uma mudança comportamental positiva nas pessoas, evidenciada pela maior disposição e entusiasmo ao apresentarem seus produtos. Amanda parabenizou a todos pelo impacto não apenas na vida dos alunos, mas também dos pais, e agradeceu o apoio dos professores Eluzia e César Mignoli.

A estudante do 3º ano, Ana Júlia Barbosa Carvalho, expressou que achou muito legal e gostou de realizar a atividade proposta. Ela considerou importante aprender como se faz e entender os conceitos relacionados a ganhar dinheiro com os recursos disponíveis em casa. Ela enfatiza que o aprendizado foi muito bom e positivo.

Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes na feirinha a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rosangela Marçal Paes, o 1º Secretário, Averaldo Barbosa da Costa, e o vereador Evaldo Paulino Garcia, entre outros. A iniciativa do JEPP, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal, é fundamental para estimular o empreendedorismo desde cedo nas crianças, visando um futuro de sociedade mais desenvolvida e próspera.