28 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Com ações de sensibilização e prevenção, COMAD busca combater a violência nas escolas da REME de Costa Rica
Nos últimos meses, o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD promoveu um ciclo de palestras em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Costa Rica, com o intuito de abordar o tema da violência nas escolas. A iniciativa teve como principal objetivo contribuir para a formação dos alunos e promover a disciplina interna institucional.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos enalteceu que a violência e o uso de drogas têm se tornado recorrentes nas instituições educacionais de todas as comunidades no país. Diante desse cenário preocupante, é fundamental a realização de ações preventivas de sensibilização em nosso município, por parte de todos os envolvidos, principalmente os alunos, que são o público-alvo dessas ações.

Segundo Pedro Wlademir de Andrea, policial civil e presidente do COMAD, conhecido como "Pedro Cowboy", todas as boas ações praticadas pelos alunos refletirão em um futuro próspero e transformador para toda a comunidade. É responsabilidade de todos combater qualquer forma de violência.

As palestras ocorreram nas Escolas Municipais Vale do Amanhecer, Fábio Rodrigues Barbosa, Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais e Francisco Martins Carrijo. Ao todo, mais de 300 alunos das séries de 7° ao 9° ano foram beneficiados com essas atividades. O registro é do fechamento dessa ação de 2023 na Escola Francisco Martins Carrijo.

Durante as palestras, foram abordados diversos aspectos relacionados à violência nas escolas, como bullying, agressões físicas e verbais, além do uso de drogas e seus impactos negativos na vida dos estudantes. Também foram apresentadas estratégias para lidar com essas situações de forma saudável e pacífica.

Além disso, os palestrantes enfatizaram a importância da formação de uma rede de apoio entre alunos, professores, pais e comunidade, para que todos possam trabalhar juntos na prevenção e combate à violência nas escolas.

As palestras foram bem recebidas pelos alunos, que demonstraram interesse e participação ativa durante as discussões. Muitos relataram situações de violência que já presenciaram ou sofreram, e se sentiram encorajados a buscar ajuda e a denunciar esses casos.

A secretária de Educação, Maria Almeida destaca que o ciclo de palestras promovido pelo COMAD foi um importante passo preventivo no combate à violência nas escolas. No entanto, é necessário que essas ações sejam contínuas e que haja um investimento constante na formação dos alunos e na conscientização de toda a comunidade escolar.

"Acreditamos que, por meio de iniciativas como essa, é possível promover um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e livre de violência. O envolvimento de todos os atores da comunidade educacional é essencial para alcançarmos esse objetivo e garantirmos um futuro melhor para nossos jovens", comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR