06 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Merendeiras, nutricionistas e produtores da agricultura familiar de MS são homenageados em cerimônia de premiação em Campo Grande
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na noite da última terça-feira (31), a cidade de Costa Rica, juntamente com outros 23 municípios de Mato Grosso do Sul, participou da final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Embora não tenha ficado entre as três primeiras colocações, a merendeira vencedora da etapa municipal, Eduarda da Silva Vieira, a nutricionista Etiene Pavan e a produtora da agricultura familiar Jandira de Lima Santana foram homenageadas com uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

A cerimônia de premiação aconteceu no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, e contou com a presença de representantes dos 24 municípios participantes. As três melhores receitas da competição foram anunciadas: em primeiro lugar ficou o prato "Strogonoff de frango e legumes", da merendeira de Coxim, Suellen Sulina da Costa. Em segundo lugar ficou a receita "Sopa paraguaia à la buga", desenvolvida pela merendeira de Bela Vista, Francisca Ajala, e em terceiro lugar ficou o prato "Antepasto de legumes com frango ao molho branco", da merendeira de Dourados, Maria Aparecida Ferreira do Nascimento.

Todas as receitas que participaram do desafio foram vencedoras nas etapas municipais da competição, que aconteceram de julho a outubro deste ano. Elas foram elaboradas com itens da agricultura familiar e seguiram exigências criteriosas para garantir uma alimentação saudável aos estudantes. O objetivo da competição, além de trazer uma merenda de qualidade aos estudantes, é estimular a compra de produtos da agricultura familiar pelo poder público e fomentar o empreendedorismo no campo.

Durante a cerimônia de premiação, as nutricionistas de cada município participante foram homenageadas com uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Também receberam a honraria produtores da agricultura familiar que atuam nas cidades, como forma de valorizar a profissão e o empenho em oferecer alimentos de qualidade.

A etapa estadual do Desafio das Merendeiras contou com a participação de representantes dos municípios de Costa Rica, Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

As merendeiras vencedoras receberam troféus e premiações. Além disso, as três primeiras colocadas e as nutricionistas de cada município ganharam uma missão técnica para Bonito, onde participarão de um curso gastronômico voltado para massas artesanais.

O Desafio Estadual das Merendeiras é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. O programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo no campo e garantir uma alimentação saudável aos estudantes.