30 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Estudantes de Costa Rica conquistam Ouro e Prata em evento nacional de Astronomia e Foguetes
Fotos: Divulgação SEMED
No período de 23 a 26 de outubro de 2023, estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) das escolas Francisco Martins Carrijo e Cívico-Militar, Prof. Adenocre Alexandre de Morais, representaram o município de Costa Rica/MS na 48ª Jornada de Foguetes. As equipes conquistaram a premiação de Ouro e Prata. O evento, realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/MOBFOG), ocorreu na cidade de Barra do Piraí - RJ.

"A participação dos estudantes de Costa Rica na 48ª Jornada de Foguetes demonstra o talento e o empenho dos alunos e a qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino. Essa premiação reforça nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade e estimular o desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. Esperamos que essas conquistas inspirem outros estudantes a se interessarem pela ciência e pela astronomia, e que a participação de Costa Rica em futuras competições seja cada vez mais frequente." - Prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.

O projeto, organizado pela coordenadora Egiane Borges e desenvolvido pelas professoras de Ciências Aryliane Ribas, Patrícia Souza e Rozilaine Correa, contou com a participação de dois grupos formados pelos alunos Arthur Sant'Anna, Jaciel Santos, Richard Siva, Fernanda Souto, Giovanna Ribas e Marianna Ribas. Eles se destacaram ao realizar com êxito o lançamento de foguetes construídos a partir de garrafas Pets e base de cano de PVC.

"Estamos extremamente orgulhosos dos nossos estudantes e das conquistas alcançadas na 48ª Jornada de Foguetes. Essa premiação reforça a qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino e mostra que nossos alunos têm talento e empenho. Esperamos que essa vitória inspire outros estudantes a se interessarem pela ciência e pela astronomia, e estamos determinados a continuar apoiando e incentivando a participação de Costa Rica em eventos acadêmicos e científicos." - Maria Almeida, secretária de Educação.

A participação dos estudantes de Costa Rica nesse evento de grande repercussão nacional rendeu aos grupos premiações significativas. Na primeira participação do município na Jornada de Foguetes, as equipes conquistaram a premiação de Ouro e Prata, demonstrando o talento e o empenho dos alunos e a qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino.

A conquista dos prêmios foi possível graças ao apoio fundamental da Prefeitura de Costa Rica, através da SEMED. O pleno apoio da administração municipal foi essencial para a realização e o sucesso da participação dos estudantes nessa jornada de aprendizado e conquistas.

Durante a competição, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, estimulando o interesse pela ciência, pela astronomia e pelo estudo dos foguetes. Além disso, a participação na Jornada de Foguetes proporcionou uma experiência única, permitindo que os estudantes vivenciassem um evento de relevância nacional e interagissem com estudantes de todo o país.

A premiação conquistada pelos estudantes de Costa Rica reforça o compromisso da Rede Municipal de Ensino em oferecer uma educação de qualidade, que valorize o aprendizado prático e estimule o desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. A participação no evento também coloca o município em destaque no cenário educacional nacional, mostrando que é possível obter excelentes resultados mesmo em escolas de menor porte.

Os estudantes, as professoras responsáveis pelo projeto e toda a comunidade escolar estão orgulhosos das conquistas alcançadas na 48ª Jornada de Foguetes. A expectativa é que essa vitória inspire outros alunos a se interessarem pela ciência e pela astronomia, estimulando a participação de Costa Rica em futuras edições da competição.

Com o apoio contínuo das autoridades municipais e o incentivo dos professores, espera-se que a participação dos estudantes de Costa Rica em eventos acadêmicos e científicos seja cada vez mais frequente, promovendo a valorização do ensino e o desenvolvimento dos jovens talentos do município.