05 OUT 2023
Professor Transformador: em Costa Rica evento reúne mais de 350 docentes
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
O evento "Professor Transformador" reuniu mais de 350 docentes em Costa Rica e discutiu a educação transformadora e o papel dos professores na construção da cidade. A palestra foi ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker, e abordou a importância da tecnologia e da conexão entre ensino e mundo real. O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, busca promover o empreendedorismo nas escolas. A rede municipal de ensino de Costa Rica conta com mais de 4,9 mil alunos e tem um IDEB acima da média nacional.
Na noite da última terça-feira (03), o auditório da Secretaria Municipal de Costa Rica foi palco da palestra “A Educação Transformadora e as Cidades”, com um público de 352 pessoas, formado, principalmente, por profissionais da educação do município. O evento faz parte da programação do Professor Transformador, que integra o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. A palestra foi ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e cofundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita, e durou cerca de duas horas.

De acordo com o vice-prefeito de Costa Rica, Ronivaldo Garcia Cota (Roni Cota), o papel do professor na construção de uma cidade precisa ser reverenciado. “É uma reflexão muito profunda, envolvendo a tecnologia e deixando para nós, sem sombra de dúvida, que o principal legado para fazer a transformação em uma sociedade por meio da educação é através do ser humano, e nesse caso sobre o professor, o mestre. Dentro da sala de aula, é ele quem vai provocar os alunos para extrair deles o melhor”, destaca o vice-prefeito.

A secretária municipal de Educação Maria Aparecida F. de Souza Almeida reforçou que o evento contribuiu para mostrar que a tecnologia e o professor devem trabalhar em conjunto. “O evento veio para aprimorar a qualidade do ensino que é oferecido hoje na nossa rede, pois temos o sistema apostilado Aprende Brasil, lousas digitais, tablets para o uso em sala de aula, internet. O Professor Transformador vem para aperfeiçoar e contribuir com as práticas pedagógicas dando mais segurança para nossos profissionais do magistério. O trabalho proposto aqui, acompanhado pelo prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, é sempre apoiar o aperfeiçoamento da prática do educador para avançarmos na aprendizagem”, enfatiza a secretária.

Para dar apoio nas ações de desenvolvimento local, o Sebrae/MS desenvolve, desde 2021, o programa Educação Empreendedora, que visa a união de esforços com a prefeitura do município na implementação do empreendedorismo nas escolas. Essa iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, consolidando um plano de crescimento nos municípios atendidos. “Quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar”, explicou a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Velloso.

Nessa apresentação feita em Costa Rica, o palestrante Edgar Andrade trouxe o panorama sobre o conceito de sociedade de consumo, provocou os profissionais de educação a mergulhar em uma reflexão sobre redesenhar a escola com o uso da tecnologia para ajudar em processos pedagógicos e reforçou a necessidade de conectar o ensino com o mundo real. “Queremos que a educação conecte os estudantes para aprender novas possibilidades de trabalho, novas dinâmicas de ocupação dos espaços públicos. A cidade precisa ser integrada com a escola e os alunos precisam estar conectados com essa vida real, com o ecossistema produtivo local. A escola do futuro está conectada com o mundo real. Precisamos usar a tecnologia como uma forma de melhorar a experiência de aprendizagem e criar desafios e novas oportunidades para os estudantes”, conceituou Edgar.

Presente na palestra, a professora do terceiro ano da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, localizada no Centro de Costa Rica, Vera Lúcia Lottermann reforçou que a construção do futuro do ensino começa em ações no presente. “O professor precisa pensar no que está à frente, preparando o ser humano. Nós vamos plantar a semente, que vai germinar e florescer daqui uns anos. Como educadores, temos responsabilidade na formação desse ser humano”, comenta a professora. Já para a outra professora Suely Maira Bica da Cunha, que ministra aula na Escola Fábio Rodrigues Barbosa, localizada no Jardim Imbirussu, é preciso ser ousado na educação para instigar os jovens. “Podemos errar, mas temos que continuar tentando e fazer diferente. Os alunos vão gostar e conseguiremos promover mudanças”.

Conforme a Prefeitura de Costa Rica, a rede municipal de ensino conta com mais de 4,9 mil alunos, espalhados em 12 escolas municipais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 aponta que a nota no Ensino Fundamental – anos iniciais de Costa Rica é de 6,5, acima da média do Brasil, que é de 5,7.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br (sugestão de link: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/).

Fonte: Assessoria de Comunicação SEBRAE / Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Assessoria de Comunicação SEBRAE / Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista