25 SET 2023
EDUCAÇÃO
Formação em Libras e Cultura Surda promovem avanços na educação inclusiva em Costa Rica
A formação em Libras e Cultura Surda promovida pela SEMED de Costa Rica contribui para o avanço da educação inclusiva, fortalecendo o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.
A Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Costa Rica promoveram uma formação em alusão ao Dia do Surdo, que será comemorado nesta terça-feira, dia 26 de setembro. A formação foi realizada no último dia 21, na Escola Joaquim Faustino Rosa, e contou com a participação de profissionais de apoio e professoras das Salas de Recurso Multifuncional da Educação Especial.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos destaca que a formação foi uma oportunidade de apresentar as conquistas da comunidade surda e reforçar a importância da LIBRAS como segunda língua oficial no país. “Um passo importante rumo à uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças, tenham acesso à uma educação de qualidade”, comenta.

Durante o evento, as professoras tradutoras e intérpretes de Libras, Maria Lucia Nascimento e Edneia Rodrigues dos Santos, ministraram a capacitação, com o apoio técnico de Renato Vasconcelos da Cruz. O objetivo foi ampliar o debate sobre a importância da Cultura Surda e do aprendizado de Libras, como parte das atividades do mês de setembro, conhecido pela comunidade surda como "Setembro Azul".

A formação foi elogiada pela secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, que ressaltou a importância de acolher e aprimorar a educação inclusiva. Segundo ela, é fundamental buscar a inclusão plena não apenas para os surdos, mas para todas as pessoas com deficiência.

O mês de setembro é especial para a comunidade surda, pois marca o início das conquistas alcançadas pelas pessoas surdas no Brasil. Foi em 26 de setembro de 1857 que o Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundado, e em 29 de outubro de 2008, por meio do Decreto de lei nº 11.796, instituiu-se o Dia do Surdo no país, em homenagem à fundação do Instituto.

A formação promovida pela Equipe Multiprofissional da SEMED em Costa Rica contribui para o avanço da educação inclusiva, proporcionando aos profissionais da área a oportunidade de aprimoramento e conhecimento sobre a Cultura Surda e a Língua de Sinais, objetivando uma educação de qualidade para todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR