19 SET 2023
EDUCAÇÃO
Curso de capacitação em jogos e brincadeiras com 100 vagas acontece em Costa Rica de 21 a 23 de setembro
Costa Rica terá um curso de capacitação em jogos e brincadeiras em Costa Rica, de 21 a 23 de setembro. O evento é uma parceria entre a Prefeitura, a SEMED, a Unidade Pedagógica e de Formação, a Fundesporte e a SETESCC, com o apoio do Governo do Estado. O curso com 100 vagas abordará diversos temas relacionados aos jogos e brincadeiras, e será ministrado pela professora Cláudia Diniz de Moraes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de setembro. Ao final do curso, os participantes receberão certificados de participação.
No período de 21 a 23 de setembro de 2023, será realizado em Costa Rica/MS, um curso presencial de capacitação com o tema "Jogos e Brincadeiras entre desafios e possibilidades". A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Unidade Pedagógica e de Formação (UFP), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETESCC), com o apoio do Governo do Estado para 100 acadêmicos e profissionais de educação física.

O evento terá início no dia 21 de setembro (quinta-feira) com o credenciamento dos participantes a partir das 18h e a cerimônia de abertura às 19h, que será realizada no Auditório da SEMED, professora Edna Maria Jacinto da Silva. Nos dias 22 e 23 de setembro (sexta-feira e sábado), as atividades serão realizadas das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. No sábado encerra às 12h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 de setembro através do site www.fundesporte.gov.br. Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo número (Whats ou fixo) 67 3323-7225 (UPF).

O curso terá carga horária de 20 horas e tratará de diversos temas relacionados aos jogos e brincadeiras, como conceitos e definições, classificação, jogos e brincadeiras em diferentes etapas da vida, por espaços, planejamento, organização e execução de propostas lúdicas, bem como as possibilidades de vivências lúdicas e o papel do brincar na atualidade.

A ministrante do curso será a professora mestre Cláudia Diniz de Moraes, que possui vasta experiência na área de Educação Física. Ela é mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, com especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente, é docente na Universidade Católica Dom Bosco nos cursos de Educação Física e Pedagogia, além de coordenar o comitê brasileiro da FIEPS (Federação Internacional de Educação Física para Pessoas com Síndrome de Down) na região Centro-Oeste.

O curso de capacitação em jogos e brincadeiras é uma oportunidade para professores, educadores e demais profissionais da área que desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas, visando oferecer uma educação mais lúdica e criativa para as crianças. O evento conta com o apoio de instituições renomadas na área, o que garante a qualidade e relevância do conteúdo a ser abordado. Ao final do curso, os participantes receberão certificados de participação com carga horária de 20 horas, o que pode ser valorizado em suas respectivas carreiras profissionais.