18 SET 2023
CULTURA
Costa Rica se prepara para a 17ª edição da Primavera dos Museus com foco nos indígenas
A cidade de Costa Rica receberá a 17ª edição da Primavera dos Museus, com atividades culturais relacionadas ao tema "indígenas" no Museu Interativo Prof. Nelson Silva Soares, de 19 a 22 de setembro. A programação inclui exposição de pinturas, colagens, documentários e teatro de fantoches. A iniciativa busca fortalecer a relação dos museus brasileiros com a sociedade. O museu oferece uma experiência virtual sobre a história, cultura e biodiversidade da região.
A cidade de Costa Rica, se prepara para receber a 17ª edição da Primavera dos Museus, um evento anual que promove atividades culturais em museus e instituições de memória por todo o país. Dentro do tema de 2023 será trabalhado "indígenas", o Museu Interativo Prof. Nelson Silva Soares será o local das atividades, que acontecerão entre os dias 19 a 22 de setembro.

A programação terá início nesta terça-feira (19), com a abertura oficial do evento e a inauguração da exposição de pinturas e colagens "Cultura Indígena MS", organizada pelo grupo Florestinha. Durante a tarde, haverá uma apresentação de teatro de fantoches com o tema "Nossos Índios", também realizado pelo grupo Florestinha.

No dia 20, o professor André Silva organizará uma exibição de documentários sobre os índios de Mato Grosso do Sul. A tarde será novamente dedicada ao teatro de fantoches com o grupo Florestinha.

No dia 21, será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos pelo grupo Florestinha. A tarde seguirá com a apresentação do teatro de fantoches "Nossos Índios".

No último dia, 22 de setembro, acontecerá mais uma apresentação do teatro de fantoches "Nossos Índios". À noite, será realizada uma mesa redonda com a participação da professora Jeane Vasconcelos da Cruz, da descendente indígena Joana Mara Soares Leandro e do mediador professor André Silva.

A Primavera dos Museus é uma iniciativa que busca promover os museus brasileiros e fortalecer sua relação com a sociedade. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural acontece anualmente na semana de início da primavera e conta com a participação de instituições de memória e centros culturais de todo o país.

Os museus são considerados importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, sendo responsáveis pela guarda do patrimônio material e imaterial. O Museu Interativo Prof. Nelson Silva Soares, local das atividades da Primavera dos Museus em Costa Rica, tem como objetivo levar os visitantes a uma jornada virtual pelas paisagens da cidade. Por meio de jogos interativos, realidade virtual, projeção mapeada e imersão 360 graus, os visitantes podem conhecer mais sobre a história, a cultura e a biodiversidade da região.

O museu está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 2.760, próximo ao Centro de Eventos Ramez Tebet. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 17h, aos sábados das 14h às 17h30, e aos domingos e feriados das 9h às 11h.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024