05 ABR 2024
CULTURA
Queima do Alho da 3ª Expo Rica tem inscrições abertas de 08 de abril a 03 de maio
Na cidade de Costa Rica/MS, a culinária típica dos tropeiros é honrada e celebrada na Queima do Alho da 3ª Expo Rica, que acontecerá em 2024. O evento, organizado pelo Centro de Tradições Nordestinas Nossa Senhora Aparecida, com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Governo do Estado e empresas da iniciativa privada, busca manter viva a tradição da queima do alho, uma forma de cozinhar que remete aos tempos em que os peões de boiadeiro percorriam longas distâncias em suas viagens.

A queima do alho recebe esse nome devido à forma como os pratos são preparados: em cozinhas improvisadas, com utilização de utensílios rudimentares e muito sabor. As comidas dos tropeiros precisavam ser duráveis para aguentar as longas jornadas, por isso eram secas e com uso abundante de gordura para garantir energia aos viajantes. Feijão, toucinho, torresmo, carne seca, paçoca e farinha de mandioca eram os principais alimentos utilizados.

Conforme o Regulamento, a competição da Queima do Alho na 3ª Expo Rica será realizada no Parque de Exposições Laerte Paes Coelho no dia 12 de maio de 2024, data de comemoração ao 44º aniversário de emancipação político administrativa do município, a partir das 8h da manhã. Os julgadores avaliarão os locais de preparação do alimento, que terão três horas para preparar os pratos. Durante a prova, apenas os três integrantes de cada equipe poderão permanecer em suas cozinhas.

As equipes, formadas por no máximo três pessoas, deverão se inscrever na Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), entre os dias 08 de abril e 03 de maio de 2024, das 7h às 13h. Cada equipe receberá um kit de alimentos contendo carne fraldinha ou ponta de peito, arroz, cebola, alho, óleo, feijão, pele de porco (toucinho), farinha de mandioca e sal. Além disso, as comitivas devem trazer seu próprio fogão de chão e utensílios de cozinha, sendo fornecida pela comissão organizadora a lenha necessária.

Os pratos julgados serão o arroz carreteiro, o feijão gordo e a paçoca de carne seca no pilão, que devem ser preparados no ato da prova. Será permitido o uso de temperos e condimentos industrializados ou não perecíveis da época dos tropeiros.

A avaliação das comitivas será realizada levando em consideração critérios como o sabor dos pratos, a organização da barraca, a higiene, a originalidade, a animação da comitiva, entre outros. Os juízes atribuirão pontos para cada categoria e, ao final, as notas serão apuradas para determinar os vencedores.

A premiação do evento será realizada no dia 12 de maio de 2024, após a divulgação do resultado final. O primeiro lugar receberá R$ 5 mil, troféu e os demais colocados também serão premiados com valores em dinheiro e troféus.

É importante destacar que o evento será realizado de forma responsável, seguindo todas as normas de segurança e saúde vigentes. Além disso, serão aplicadas penalidades para comitivas que se envolverem em brigas ou desperdiçarem alimentos.

A Queima do Alho da 3ª Expo Rica é uma oportunidade única de vivenciar a tradicional culinária dos tropeiros, que representa parte importante da cultura e história da região. A população, turistas e amantes da gastronomia tradicional não podem perder essa experiência única, que promete encantar a todos com a simplicidade e sabor inigualável dos pratos preparados na queima do alho.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR