15 SET 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Prefeitura de Costa Rica realiza cadastro para castração de fêmeas de cães e gatos
A Prefeitura de Costa Rica está realizando um cadastro para a castração de fêmeas de cães e gatos. A ação acontecerá durante um mês na Vigilância Sanitária da cidade e tem como objetivo controlar a população de animais domésticos e promover o bem-estar dos mesmos. O projeto conta com recursos de uma emenda parlamentar e atenderá prioritariamente animais resgatados por grupos de proteção animal e animais de pessoas de baixa renda. Os interessados devem seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Saúde e podem entrar em contato para esclarecer dúvidas. Essa iniciativa é importante para a saúde dos animais e para um ambiente mais equilibrado.
A Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, está promovendo um cadastro para a castração de fêmeas de cães e gatos. A ação acontecerá no período de 20 de setembro a 20 de outubro, ou enquanto houverem vagas disponíveis, na Vigilância Sanitária localizada na Rua Josina Garcia de Melo, 261, no Centro. O horário de atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou que o projeto conta com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Fábio Trad e tem como objetivo controlar a população de animais domésticos, além de promover a saúde e o bem-estar desses animais.

"Estamos muito felizes em poder oferecer esse serviço de castração de fêmeas de cães e gatos em nossa cidade. É uma iniciativa importante para o controle populacional e bem-estar dos animais. Agradeço ao Deputado Fábio Trad pela emenda parlamentar que possibilitou a realização desse projeto. Lembramos que é necessário se enquadrar nos critérios estabelecidos do Conselho Municipal de Saúde para realizar o cadastro na Vigilância Sanitária”, disse o gestor.

De acordo com informações da coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, para realizar o cadastro, os proprietários dos animais deverão seguir critérios estabelecidos pela Resolução 22/2023 do Conselho Municipal de Saúde. Serão priorizados para a castração de fêmeas os seguintes grupos:

I - Animais resgatados por grupos de proteção animal;
II - Animais pertencentes a pessoas de baixa renda, que deverão apresentar os seguintes documentos: RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e estar inscrito no CAD Único ou apresentar o cartão do Auxílio Brasil/Bolsa Família;
III - Pessoas que possuam mais de três fêmeas no domicílio e que tenham renda familiar igual ou inferior a ¼ do salário mínimo (R$ 325,50 em 2023) para cada membro familiar.

O cadastro é uma oportunidade para que os proprietários de animais de estimação, que se enquadram nos critérios estabelecidos, possam realizar a castração de suas fêmeas de forma gratuita e segura.

Para esclarecer eventuais dúvidas, a população pode entrar em contato através do telefone 3247-7180. A iniciativa da Prefeitura de Costa Rica em realizar esse cadastramento para castração de fêmeas de cães e gatos é um passo importante na promoção da saúde dos animais e no controle populacional, contribuindo para um ambiente mais equilibrado e saudável para todos.