05 MAR 2024
CULTURA
3º Festival de Música "Encanta Costa Rica - MS" promove diversidade musical e valoriza o estilo Chamamé
A cidade de Costa Rica se prepara para sediar o 3º Festival de Música "Encanta Costa Rica - MS", promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), Ministério da Cultura, Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Energisa e Instituto Energisa. O evento, que acontecerá nos dias 15 e 16 de março de 2024, tem como propósito incentivar intérpretes de diferentes estilos musicais, promover o intercâmbio artístico-cultural da região, resgatar e despertar o gosto musical na comunidade e valorizar os compositores do estilo Chamamé, registrado como patrimônio imaterial do estado.

Com três categorias diferentes - adulto (mais de 18 anos), infantil (5 a 12 anos) e juvenil (13 a 17 anos) -, o festival busca proporcionar oportunidades para a população prestigiar a arte e a cultura expressas pela música. Para participar, é necessário ser residente no Município de Costa Rica e realizar a inscrição entre os dias 26 de fevereiro e 08 de março de 2024.

A valorização do estilo Chamamé é um dos principais objetivos do festival, visando preservar a tradição, valorizar a região, incentivar a criatividade, promover educação e consciência cultural, e enriquecer a experiência do público. Os participantes podem se apresentar individualmente, em dupla ou em trio, e deverão enviar um vídeo de sua apresentação para serem avaliados pelos jurados.

Conforme o regulamento, a pré-seleção será realizada pela Secretaria de Turismo, que selecionará até 7 candidatos por categoria. Os nomes dos classificados serão anunciados no dia 13 de março nos meios de comunicação da Prefeitura de Costa Rica. Em caso de empate entre os candidatos, a comissão apuradora decidirá com base nos critérios de afinação e interpretação.

A mesa julgadora, composta por até 3 jurados, emitirá notas individuais, com pontuação mínima de 5 e máxima de 10, fracionadas em 0,5. Os quesitos avaliados serão afinação, ritmo, interpretação, dicção, fidelidade à letra e postura. A premiação será realizada de acordo com a pontuação atribuída pelos jurados.

Durante o festival, as despesas de viagem ficarão a cargo dos participantes, que também precisarão estar acompanhados dos pais ou responsável legal caso sejam menores de 18 anos. As músicas deverão ser cantadas em língua portuguesa e cada intérprete só poderá defender as músicas indicadas na ficha de inscrição, não sendo permitidas substituições.

Os participantes serão responsáveis por seus instrumentos, mas poderão utilizar a aparelhagem disponível no local das apresentações. Instrumentos acústicos são permitidos, exceto bateria e percussão. A apresentação deve iniciar imediatamente quando anunciada pelo apresentador.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Turismo, dentro do prazo estabelecido. Além da ficha de inscrição, os participantes devem entregar os formulários de autorização, indicar um responsável para questões legais, apresentar os termos de autorização para menores de idade, fornecer um release da banda/dupla/cantor individual, enviar uma foto para divulgação na mídia, entregar a letra da(s) música(s) inscrita(s) e fornecer material de áudio via link do Youtube. Todos os integrantes dos concorrentes devem possuir CPF.

As finais acontecerão no dia 16 de março de 2024, na Feira Central de Costa Rica. Cada final terá no mínimo 7 participantes em cada categoria. É imprescindível que os candidatos estejam presentes no evento durante a sua categoria, caso contrário, serão desclassificados.

Haverá premiações para os vencedores do 3º Festival de Música "Encanta Costa Rica - MS". Todas as categorias terão premiações. O primeiro colocado receberá um troféu e um prêmio em dinheiro de R$ 2 mil. O segundo colocado receberá um troféu e um prêmio em dinheiro de R$ 1 mil. O terceiro colocado receberá um troféu e um prêmio em dinheiro de R$ 950. O quarto e quinto colocados receberão apenas o troféu como premiação.

O 3º Festival de Música "Encanta Costa Rica - MS" será uma grande oportunidade para os talentos musicais da região mostrarem seu potencial, além de promover a diversidade cultural e valorizar o estilo Chamamé, parte fundamental do patrimônio imaterial do estado de Mato Grosso do Sul. O evento promete ser um verdadeiro espetáculo de talento e emoção, atraindo a atenção e o aplauso do público.