13 JUL 2023
Inédito, projeto Clube de Matemática é destaque em escolas de Costa Rica
Fotos: Divulgação / SEMED
Na última sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica (SEMED) realizou a entrega de certificados de participação aos alunos que dedicaram tempo e esforço no Projeto Clube de Matemática. O projeto, voltado para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, teve duração de março a julho de 2023 e teve como objetivo estimular o interesse e o gosto pela Matemática por meio de atividades lúdicas e desafiadoras.

O Clube de Matemática consiste em encontros semanais no contraturno dos alunos, com duração de uma hora cada. Durante esses encontros, os participantes são envolvidos em atividades como jogos de raciocínio lógico e estratégia, desafios matemáticos e problemas de lógica. Essas atividades têm como propósito desenvolver habilidades matemáticas, incentivar a curiosidade e a criatividade dos participantes.

A primeira edição do projeto contou com a participação de 15 alunos, que foram atendidos nas dependências das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo e da Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais. Inicialmente desenvolvido em fase de teste, o projeto será avaliado para definir ajustes e melhorias para as próximas edições.

Ao serem questionados sobre o que pensam sobre essa forma de aprender Matemática, os alunos afirmaram que gostaram, foram desafiados, aprenderam várias coisas e se divertiram. Um dos alunos declarou: "Eu acho até difícil, mas a gente racha a cuca!".

Para a secretária de Educação, Maria F. Almeida, é importante ressaltar que as atividades propostas no projeto são adequadas ao nível de conhecimento dos alunos e desafiadoras, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos. “É visível a satisfação e o prazer dos alunos ao conseguir resolver os desafios propostos”, comenta a gestora.

Dentre as atividades que mais gostaram, os alunos citaram os desafios realizados com palitos de fósforos, jogos de estratégia, contagem de quadrados e triângulos em figuras, busca de objetos em imagens, jogo dos sete erros, labirintos e problemas de lógica.

A professora Jéssica Cristina Rodrigues Martins, responsável por desenvolver as atividades do projeto Clube de Matemática, agradeceu o apoio dos pais e responsáveis e parabenizou os alunos pelo empenho. Ela explicou que as atividades foram propostas com o objetivo de estimular o interesse pela Matemática, mostrando como essa disciplina pode ser divertida e desafiadora. Além disso, preparar os alunos para competições de Matemática, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

"Acreditamos que o projeto pode contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes, tornando-se uma experiência enriquecedora e memorável", afirmou a professora Jéssica Cristina Rodrigues Martins.

A Matemática é um componente fundamental para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos alunos. O Clube de Matemática oferece uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades e se divertir com a Matemática, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. A iniciativa da SEMED em promover o Projeto Clube de Matemática demonstra o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e estimular o interesse dos alunos pela disciplina.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR