01 NOV 2022
Com apoio do Município, estudantes visitam BioParque Pantanal em Campo Grande
O Governo de Costa Rica por intermédio das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Assistência Social e Saúde proporcionou no último dia (24), a 85 estudantes dos 3°Anos do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont, turmas “A” – “B” – “C” – “D” – “E”, a oportunidade de conhecer a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o BioParque Pantanal MS. Os estudantes foram acompanhados por professores, coordenadores e diretoras.

“Oportunizar a visita dos nossos estudantes de Costa Rica é também promover o conhecimento, despertar novas vocações profissionais, e incentivar projetos de pesquisa e conservação de espécies, além de visitar museu, laboratórios de educação ambiental e de pesquisa científica”, argumentou a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira.

No período matutino visitaram o Campos da UFMS, uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, tem campi instalados em nove cidades do interior do Estado. O objetivo foi despertar o interesse dos estudantes do ensino médio e estimulá-los a construir um projeto de carreira profissional e com isso, formar cidadãos conscientes da sua responsabilidade, visando ainda, dar continuidade à graduações na sua área de atuação.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer alguns espaços da universidade como o Parque de Ciências e o Herbário, e também receberam instruções de acadêmicos e instrutores sobre o trabalho e estudos que acontecem nestes ambientes, houve participação dos estudantes nas atividades propostas pelos instrutores.

Após a visitação à UFMS, o grupo se dirigiu ao BioParque Pantanal, o maior complexo de água doce do mundo, construído com objetivo de promover conhecimento, incentivar a preservação e o estímulo ao turismo, onde os estudantes foram recebidos e orientados pelos guias locais.

Pesquisa
O Núcleo de Educação Ambiental do BioParque Pantanal (NEAB) visa promover a Educação Ambiental, por meio do ensino formal e não-formal aos estudantes da Educação Básica, e articular ações pedagógicas entre as redes de ensino e o BioParque Pantanal, no que tange ao acesso e uso dos seus espaços, dentre eles, o Laboratório de Pesquisa do Núcleo de Educação Ambiental do BioParque Pantanal (Lab-NEAB).

O Lab-NEAB é um espaço educacional suplementar voltado a projetos científicos, que possibilita a realização de atividades experimentais extraclasse, incentivo à criatividade, responsabilidade e senso crítico, a partir da investigação e divulgação científica, compreensão de fenômenos do cotidiano e experimentos clássicos das Ciências da Natureza.

BioParque Pantanal
O BioParque Pantanal na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um complexo de dezenove mil metros quadrados que ostenta o maior aquário de água doce em todo o mundo. A ideia que norteou a construção do BioParque foi a de colocar parte do ecossistema da região de forma acessível às pessoas. O Mato Grosso do Sul é um dos estados mais privilegiados do País quando se fala de riqueza ambiental.

O local é considerado o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 230 espécies de peixes neotropicais, 135 espécies pantaneiras, além de 55 da Amazônia, 14 espécies africanas e outras da Oceania, Ásia e da América Central.

Na parte de fora, os animais típicos do Pantanal como jacarés, sucuris e vários peixes compõe o ambiente aberto ao público. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat, o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).

Com a expectativa de unir cultura, turismo e conhecimento, o maior complexo de água doce do mundo, o BioParque Pantanal, foi entregue à população de Mato Grosso do Sul. O parque das Nações Indígenas abriga o maior aquário de água doce do mundo, com quase 5 milhões de litros de água.

Visitas

O Bioparque Pantanal funciona entre 7h30 e 18h, com dois turnos de visitação guiada. Um pela manhã (9h às 11h30) e outro à noite (14h Às 17h30). A duração da visita é de, aproximadamente, 1h30.

BioParque Pantanal - Av. Afonso Pena 6001 - Bairro Chácara Cachoeira - Campo Grande | MS - (67) 99217-8189 -  bioparquepantanal@ms.gov.br

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024