01 NOV 2022
GABINETE DO PREFEITO
Governo Municipal homenageia PM que salvou criança engasgada no bairro São Francisco
Nesta segunda-feira (31), o soldado da Polícia Militar, Dhiego Wesley Barbosa da Silva, de 31 anos, foi homenageado pelo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, por sua ação rápida e eficaz ao salvar uma criança engasgada na última quarta-feira (26), no bairro São Francisco.

A dona de casa Alessandra dos Santos Nascimento, de 18 anos, conta que alimentava a filha Maria Cecília Paulino dos Santos, de 8 meses, quando a criança se engasgou com arroz. Imediatamente o pai da menina, Daniel Paulino de Lima, de 23 anos, pegou a filha e correu até o 2º Pelotão da PM que fica próximo à residência do casal.

Foi lá que eles encontraram um novo tipo de herói, não como aqueles existentes nos filmes infantis e contos de fada, mas um herói de farda, o policial militar.

Sem hesitar, Barbosa pegou a criança desfalecida e arroxeada nos braços e iniciou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Graças a ação rápida do policial, em poucos segundos a criança desengasgou e voltou a respirar.

“Quando ela olhou pra mim e sorriu o alívio já veio. O semblante de preocupação dos pais mudou imediatamente, foi muito gratificante. Tenho certeza que qualquer colega que estivesse no meu lugar faria o mesmo”, disse o soldado.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, “enaltecer a figura do policial militar é enaltecer a própria instituição. Verdadeiros heróis, que ajudam a melhorar as condições de vida das pessoas, e que, na maior parte do tempo permanecem no anonimato. O Município de Costa Rica agradece e se orgulha dos relevantes serviços prestados pelo soldado Barbosa e por todo Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica”, destacou o gestor ao entregar uma placa de homenagem ao profissional.

A homenagem também foi acompanhada pelo comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica, tenente Cláudio Mendes.
Autor: Angela Bezerra