22 MAR 2024
ESF Sonho Meu III promove campanha de vacinação neste sábado em Costa Rica
Neste sábado, 23 de março de 2024, a ESF Sonho Meu III, em Costa Rica/MS, estará aberta das 8h às 17h para realizar etapa de vacinação. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Costa Rica através da Secretaria de Saúde, tem como objetivo imunizar a população contra a Influenza (gripe), Dengue, Covid-19 e oferecer vacinas de rotina para toda a população.

Conforme a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a etapa busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação como forma de prevenção de doenças. É indispensável a apresentação do comprovante de vacinação, cartão do SUS e CPF.

A vacinação contra a Influenza será destinada aos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas, idosos, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, população indígena e funcionários do sistema prisional. Essa vacina é fundamental para prevenir complicações causadas pela gripe, especialmente em grupos mais vulneráveis.

Além disso, a etapa também oferecerá a vacinação contra a Dengue para jovens entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida devido à maior incidência de casos nessa faixa etária, visando reduzir a propagação da doença e proteger a saúde dos jovens.

A vacinação contra a Covid-19 também será oferecida durante a etapa, seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e priorizando os grupos de maior risco, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. A vacinação contra o coronavírus é uma das principais estratégias para controlar a doença e evitar novas ondas de contaminação.

Além das vacinas específicas, a campanha também disponibilizará vacinas de rotina para toda a população. Essas vacinas são essenciais para prevenir doenças graves, como sarampo, caxumba e rubéola, e devem ser mantidas em dia.

Diante da oferta de vacinas, a comunidade de Costa Rica tem a oportunidade de se proteger contra diversas doenças e contribuir para a construção de uma cidade mais saudável. A vacinação é um ato de amor e responsabilidade individual e coletiva. Faça sua parte, vacine-se.