04 ABR 2024
SAÚDE
ESF São Francisco em Costa Rica atende demanda da população com horário estendido
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Francisco, em Costa Rica/MS, tem se destacado pela iniciativa de oferecer atendimento em horário estendido, das 18h às 22h, visando garantir um acesso mais facilitado da população aos serviços de saúde. Com apenas um mês desde sua implementação, a unidade já realizou 287 consultas médicas e 115 consultas de enfermagem, além de diversos outros procedimentos.

A escolha da ESF São Francisco para atendimento em horário estendido não foi aleatória. Sua localização estratégica abrange diferentes pontos do município, beneficiando assim um maior número de pessoas e contribuindo para a diminuição das filas de espera na unidade de pronto atendimento, a Fundação Hospitalar de Costa Rica.

A necessidade de contar com uma unidade de saúde com portas abertas fora do horário habitual se justifica pela demanda da população, que muitas vezes não consegue buscar atendimento durante o horário comercial devido a compromissos de trabalho ou outras limitações. Com a implementação do horário estendido, a ESF São Francisco se torna uma alternativa viável para aqueles que necessitam de cuidados médicos no período noturno.

Dentre os serviços oferecidos durante o horário estendido destacam-se o atendimento médico, vacinação, testes rápidos, curativos, coleta de preventivos, administração de medicação e outros procedimentos. Além disso, a unidade também prioriza consultas por demanda espontânea do paciente, atendimento odontológico, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, HIV e Hepatites) e atendimento para casos de dengue e chikungunya.

A ampliação do horário de funcionamento da ESF São Francisco foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), através de uma resolução que reconheceu a importância dessa iniciativa para o controle do fluxo na Fundação Hospitalar. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também autorizou a medida, repassando recursos extras à prefeitura para viabilizar o atendimento noturno. O horário estendido inicia a partir das 17h e permanecerá em funcionamento até 1º de março de 2025.

A implementação do atendimento em horário estendido na ESF São Francisco é uma ação estratégica que busca otimizar os serviços de saúde no município de Costa Rica. Além de proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos moradores, contribui para a descentralização do atendimento médico, aliviando a demanda no hospital de urgência e emergência. A medida traz benefícios significativos para a comunidade local, melhorando o acesso à saúde e garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR