05 MAR 2024
SAÚDE
ESF São Francisco estende horário de atendimento em Costa Rica para facilitar acesso da população aos serviços de saúde
No intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, a Unidade de Saúde ESF São Francisco, em Costa Rica/MS, está funcionando em horário estendido das 18h às 22h de segunda à sexta-feira. Desde o dia 4 de março, a unidade passou a oferecer atendimento médico, vacinação, testes rápidos, curativos, coleta de preventivos, administração de medicação e outros procedimentos.

"A extensão do horário de atendimento na ESF São Francisco é uma importante medida para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Com essa iniciativa, buscamos oferecer serviços de qualidade em horários mais acessíveis, garantindo um atendimento ágil e eficiente. Esperamos que essa ação experimental beneficie a população de Costa Rica e contribua para a melhoria da saúde pública do município”, argumentou o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos

A decisão de estender o horário de funcionamento da unidade foi motivada pela localização estratégica da ESF São Francisco, que abrange a população de diversos pontos do município. Com isso, espera-se diminuir a fila de espera na unidade de pronto atendimento, a Fundação Hospitalar de Costa Rica, e otimizar os atendimentos nas unidades de Saúde do Município.

O horário estendido foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), por meio de uma resolução, e terá duração de um ano. Durante esse período, a ESF São Francisco receberá recursos extras da Secretaria Estadual de Saúde, visando ampliar o horário de funcionamento. A medida foi autorizada pela SES no último dia (28) e o atendimento noturno terá início às 18h.

Durante o horário estendido, a unidade priorizará a consulta por demanda espontânea do paciente, atendimento médico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, HIV e hepatites) e atendimento para casos de dengue e chikungunya.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, ressalta que a iniciativa busca melhorar o acesso à saúde para a população de Costa Rica, oferecendo serviços essenciais em horários mais flexíveis. A medida visa também desafogar o fluxo da Fundação Hospitalar, evitando a superlotação e garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.

Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Costa Rica terá recursos extras para viabilizar o horário estendido da ESF São Francisco. A expectativa é que essa ação experimental beneficie a população por um ano, de 1º de março de 2024 a 1º de março de 2025.

A abertura do horário estendido da ESF São Francisco é uma iniciativa que visa atender às necessidades da população de Costa Rica, oferecendo serviços de saúde de qualidade e em horários mais acessíveis. Espera-se que essa medida contribua para a melhoria da saúde pública do município e para a redução das filas de espera por atendimento médico.