05 MAR 2024
GABINETE DO PREFEITO
Costa Rica vai receber investimentos em infraestrutura urbana e rodovias para impulsionar seu desenvolvimento
Fotos: Bruno Rezende
Nesta segunda-feira, 4 de março de 2024, o Governo do Estado anunciou novos investimentos em infraestrutura urbana e rodovias em Costa Rica, visando contribuir com o desenvolvimento e expansão do município. Com um investimento total de aproximadamente R$ 100 milhões, as melhorias incluem o recapeamento de ruas da cidade, aprimoramentos nas estradas rurais para apoiar a produção agrícola e pecuária, a pavimentação asfáltica na rodovia MS-135 que passa próximo à usina Atvos, entre outras.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, demonstrou seu contentamento com os investimentos anunciados. Ele ressaltou que a cidade está em crescimento, com um agronegócio cada vez mais forte e o turismo em expansão. A implementação das melhorias nas estradas rurais e a pavimentação da MS-135 e demais reivindicações pleiteadas serão essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. “Obrigado, Governado Riedel pelo anúncio de aproximadamente R$ 100 milhões de investimentos no município”, agradeceu o prefeito.

Durante reunião entre o governador Eduardo Riedel e as principais lideranças do município, ficou definido que o recapeamento das ruas de Costa Rica receberá um investimento de R$ 7,5 milhões. Essa medida visa melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar melhores condições de tráfego para os moradores.

Além disso, serão destinados R$ 12 milhões para a realização de revestimentos primários em várias estradas rurais do município. Essa iniciativa visa apoiar o setor agrícola e pecuário, facilitando o escoamento da produção e impulsionando a economia local.

Reivindicaram a instalação de um campus da UEMS (Universidade Estadual de MS), que já oferece o curso de Enfermagem in loco, além de outras opções acadêmicas disponíveis pela universidade. A importância dessa solicitação está na oportunidade de oferecer formação de qualidade para a população do município, que poderá contar com uma instituição de ensino superior na própria cidade. Ela proporcionará acesso facilitado à educação superior de qualidade, aumentando as oportunidades de formação e qualificação profissional para os moradores da região, atendendo legítima demanda da população.

Os representantes do poder público costarriquense, também pleitearam a instalação futura da Delegacia Regional no município, incluindo a Delegacia da Mulher. Essa demanda é de extrema importância para a garantia dos direitos das mulheres e para o combate à violência de gênero. Ter uma delegacia especializada na região é fundamental para oferecer suporte e atendimento adequado às vítimas, além de contribuir para a conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

Outros projetos também estão inclusos nos investimentos, como recursos para habitação e a construção da Feira do Produtor. A Feira do Produtor é um projeto bastante defendido pelo Governo Municipal, que visa criar um espaço adequado para a comercialização de produtos agrícolas e pecuários, fortalecendo ainda mais o setor produtivo do município.

A pavimentação de 18 km da rodovia MS-135, com um custo estimado de R$ 55 milhões, é uma obra de extrema importância para a região. Essa rodovia é uma das principais vias de acesso para a produção agrícola e pecuária, e sua pavimentação vai melhorar o escoamento das riquezas produzidas na região. O projeto executivo deverá ser realizado de imediato.

Diversas autoridades estiveram presentes na reunião, como os deputados federais Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, os deputados estaduais Pedro Caravina, Mara Caseiro e Gerson Claro, presidente da Assembleia, além dos secretários Hélio Peluffo (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil), secretários municipais e os vereadores da cidade.

Com esses investimentos em infraestrutura urbana e rodovias, Costa Rica se prepara para um futuro promissor, buscando fortalecer seu agronegócio, impulsionar o turismo e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Os recursos que serão investidos pelo Governo do Estado demonstram o comprometimento em contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR / Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista / Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS