19 MAR 2024
SAÚDE
Costa Rica recebe 840 doses de vacinas contra a gripe para dar início à imunização nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (20), a cidade de Costa Rica, dará início à 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A campanha, que irá até o dia 31 de maio de 2024, tem como objetivo principal reduzir as complicações, internações e mortalidade causadas pela infecção pelo vírus Influenza na população. O município recebeu 840 doses para iniciar a campanha.

Conforme a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, a campanha deste ano foi antecipada e começa no mês de março, ao invés de abril. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de cepas de vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), que são os principais vírus em circulação no Brasil, produzida pelo Instituto Butantan.

A população-alvo da campanha em Costa Rica é de 8.670 pessoas. Os grupos prioritários que podem se vacinar são: crianças de 6 meses a menores de 2 anos, crianças de 2 a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo.

É importante ressaltar que crianças que irão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. Além disso, a vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

No dia 13 de abril, será realizado o "Dia D" de divulgação e mobilização nacional, das 8h às 17h, com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possível e conscientizar sobre a importância da vacinação contra a Influenza.

A Secretaria de Saúde de Costa Rica, responsável pela organização da campanha, está empenhada em garantir que todas as pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas de forma eficaz e segura. A vacinação é uma medida fundamental para a prevenção de complicações e redução do impacto da Influenza na saúde pública.

Com o início da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, espera-se que Costa Rica possa alcançar altas coberturas vacinais e contribuir para a proteção da população contra a doença. A vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde do município e é de extrema importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam para receber a imunização. É indispensável a apresentação do Cartão de Vacinação, CPF e cartão do SUS.

Com o tema "Proteção contra a Influenza: Vacine-se e cuide da sua saúde", a campanha busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação e reforçar a necessidade de adotar medidas de prevenção, como a higienização das mãos e a utilização do álcool em gel, especialmente durante o período de maior circulação do vírus Influenza.

A Prefeitura de Costa Rica e a Secretaria de Saúde estão empenhadas em promover a saúde e o bem-estar da população, e a vacinação contra a Influenza é uma das estratégias mais eficazes para alcançar esse objetivo. Portanto, é fundamental que todos os cidadãos participem ativamente da campanha e se protejam contra a doença.

Com o início da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Costa Rica, espera-se que a cidade possa se tornar exemplo de sucesso na imunização da população e contribuir para a redução dos casos de infecção pelo vírus Influenza. A vacina é segura e eficaz, e a adesão da população é fundamental para o sucesso da campanha. Proteja-se, vacine-se!

META DE 90%

A meta da vacinação contra a influenza em Costa Rica é atingir 90% de cada grupo. Os grupos e suas respectivas quantidades de pessoas a serem vacinadas são:

- Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 416 casos.
- Crianças de 2 anos a menores de 6 anos: 1.750 casos.
- Pessoas de 60 anos ou mais: 3.037 casos.
- Gestantes: 312 casos.
- Puérperas: 51 casos.
- Indígenas vivendo fora da área indígena: 17 casos.
- Trabalhadores de Saúde: 970 casos.
- Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos: 948 casos.
- Comorbidades: 755 casos.
- Professores: 414 casos.

O total de pessoas a serem vacinadas é de 8.670.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR