A cidade de Costa Rica/MS, está ampliando a oferta de vacinação contra a dengue para crianças com idade entre 10 e 14 anos. Até então, apenas crianças de 10 e 11 anos estavam sendo vacinadas.
Conforme a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a decisão de ampliar a abrangência da vacina foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde, atendendo a uma demanda da população. A meta é imunizar 90% do público-alvo e reduzir as hospitalizações e óbitos causados pela dengue.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo proteger a população-alvo da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No entanto, a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas idosas, grupo que apresenta um alto risco de complicações decorrentes da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2024, o público imunizado contra a dengue serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida por concentrar o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos.
O esquema vacinal para a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A cidade de Costa Rica recebeu um total de 771 doses de vacina contra a doença.
A Secretaria de Saúde de Costa Rica está trabalhando para garantir que todas as crianças e adolescentes dentro da faixa etária estabelecida possam receber a vacina contra a dengue. A iniciativa visa combater a propagação da doença e proteger a saúde da população.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista