29 SET 2023
Jogos Escolares de Futsal de Costa Rica: uma semana de competições e diversão
Os Jogos Escolares de Futsal de Costa Rica serão realizados de 2 a 6 de outubro, com a participação de cerca de 420 atletas representando escolas municipais e estaduais. O evento é gratuito e aberto ao público, promovendo a prática esportiva e o desenvolvimento dos participantes.
A cidade de Costa Rica/MS, se prepara para sediar os Jogos Escolares de Futsal de 2 a 6 de outubro. O evento, que será realizado no Ginásio Poliesportivo Luiz Carlos Yamashita de Souza, é uma iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com apoio das secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, e de Saúde. A entrada será franca.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos enfatiza que a prática do futsal desperta aspectos como liderança, cooperação, solidariedade e atenção, que são constantemente exigidos dos participantes durante os jogos. Além disso, o esporte desenvolve a velocidade de raciocínio e a capacidade de enfrentar situações adversas.

Os Jogos Escolares de Costa Rica (JECR) de 2023 serão disputados na modalidade de Futsal em quatro categorias: Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. A categoria Pré-Mirim será exclusivamente masculina, enquanto as demais terão competições tanto masculinas quanto femininas. A competição nas categorias Infantil e Juvenil também servirá como seletiva para os Jogos da Juventude.

Os jogos acontecerão das 7h às 11h e das 13h às 17h e contarão com a participação de cerca de 420 atletas representando as cinco escolas municipais e duas estaduais da região. Ao final dos jogos, serão entregues medalhas e troféus para os primeiros e segundos colocados de cada categoria.

O futsal é uma modalidade esportiva adaptada do futebol de campo para quadras e é amplamente praticada no Brasil. Ao longo do tempo, tornou-se a segunda maior modalidade esportiva do país.

O coordenador de desporto escolar, professor Rubens Pereira Lima, ressalta a importância do futsal na comunidade escolar, destacando que a prática promove a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas, além de transmitir valores úteis para a vida cidadã. O futsal também contribui para o aprimoramento físico, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, proporcionando uma oportunidade para a comunidade prestigiar os talentos esportivos da região e incentivar a prática esportiva entre os jovens. Os Jogos Escolares de Futsal de Costa Rica prometem ser uma semana de competições acirradas e momentos de diversão e aprendizado para os participantes e espectadores.

Confira a Tabela completa dos Jogos de Futsal