29 SET 2023
CONSELHO TUTELAR
Eleição do Conselho Tutelar acontece neste domingo na Escola Adenocre em Costa Rica
No próximo domingo, 1º de outubro, a cidade de Costa Rica/MS realizará a eleição para a composição do Conselho Tutelar, um processo fundamental para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município. Esta eleição, que definirá os conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027, ocorrerá das 8h às 17h na Escola Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, localizada no Centro da cidade.

A presidente da Comissão Eleitoral, a assistente social Lidiane Minuci da Silva, ressalta a importância da participação ativa dos eleitores nessa eleição. Embora o voto não seja obrigatório, é crucial que os cidadãos compareçam às urnas para escolher quem será responsável por garantir os direitos, respeito e proteção das crianças e adolescentes no município.

Para assegurar a transparência e a imparcialidade do processo eleitoral, a votação será realizada por meio de urna eletrônica. Três urnas estarão em operação, direcionando os eleitores de acordo com o número de suas seções no título eleitoral. A primeira urna abrangerá as seções de número 1 a 28, a segunda urna será destinada às seções de número 30 a 71, e a terceira urna receberá os eleitores das seções de número 72 a 113.

Onze candidatos estão habilitados a concorrer ao cargo de conselheiro tutelar em Costa Rica. São eles: Antonia Erleide da Silva (nº 52), Graciela Candida Barbosa (nº 54), Inez Rodrigues de Souza (nº 60), Kely Mayara Dias (nº 56), Lucélia Gomes Morais (nº 53), Lorrayne de Oliveira Pires Machado (nº 58), Cida Gomes (nº 50), Maria de Lurdes Gomes (nº 59), Nilva Barbosa Ferreira Ceia Ramos (nº 51), Pedro Henrique Simão (nº 55) e Verlinda Robles (nº 57).

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Faviany Martins Tregnago, enfatiza a relevância dos conselheiros tutelares. Eles têm a responsabilidade de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, atuando em casos de violência, negligência, abuso ou qualquer forma de violação desses direitos.

Os conselheiros tutelares desempenham uma missão crucial: garantir a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, buscando sempre o melhor interesse desses indivíduos em situações de vulnerabilidade. A eleição para o Conselho Tutelar é um momento decisivo para escolher quem representará essa importante função em Costa Rica, e a participação dos eleitores é fundamental para o sucesso desse processo democrático.