19 SET 2023
A importância da formação continuada para a melhoria da Educação em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da SEMED, ofereceu capacitação para profissionais da área da educação, abordando temas como gestão de conflitos, gestão democrática escolar, legislação da educação, comunicação e liderança. O objetivo da formação foi capacitar gestores e coordenadores para enfrentar os desafios da gestão escolar de forma mais eficaz, promovendo um ambiente escolar mais eficiente e inspirador. A formação continuada demonstra o compromisso da prefeitura em investir na educação de excelência e valorizar seus profissionais, visando um sistema educacional municipal mais forte.
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ofereceu capacitação aos profissionais que atuam na área da educação, proporcionando conhecimentos e atualizações necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. A formação continuada para gestores e coordenadores, realizada nesta segunda-feira, 18 de setembro, no Auditório da SEMED, foi um evento de extrema importância para a melhoria da qualidade da educação no município.

Dividida em duas etapas, a primeira ocorreu das 7h às 11h e foi direcionada aos diretores das escolas municipais. Já a segunda etapa, das 13h às 17h, foi voltada para os coordenadores pedagógicos. O responsável por ministrar a formação foi o professor mestre, Luiz Alberto de Alcântara, reconhecido na área da Educação.

Durante o evento, foram abordados diversos temas essenciais para a gestão escolar. O primeiro deles foi a Gestão de Conflitos, que abordou a importância de gerir espaços, tempos e relações dentro do ambiente escolar. A gestão democrática escolar e a legislação da educação também foram temas relevantes discutidos durante a formação. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as leis e diretrizes que regem a educação no país, além de refletir sobre a aplicação dessas normas no cotidiano escolar.

Outro assunto abordado foi a comunicação como elemento da educação inovadora. O professor Luiz Alberto de Alcântara discutiu a importância da comunicação clara e eficiente entre os gestores, coordenadores, professores, alunos e toda a comunidade escolar. Através de exemplos práticos e dinâmicas, os participantes aprenderam técnicas para aprimorar a comunicação no ambiente educacional.

Por fim, a liderança foi um tema central na formação. Os gestores e coordenadores tiveram a oportunidade de refletir sobre suas competências educacionais e como podem motivar e elevar essas competências em sua equipe. Através de exercícios de liderança e troca de experiências, os participantes puderam aprimorar suas habilidades de liderança e desenvolver estratégias para promover um ambiente escolar mais eficiente e inspirador.

O objetivo principal da formação continuada foi capacitar os gestores e coordenadores para que possam enfrentar os desafios da gestão escolar de forma mais eficaz. Através da troca de experiências e da apropriação de conhecimentos teóricos, os participantes foram incentivados a buscar soluções inovadoras para os problemas cotidianos enfrentados nas escolas.

Para a secretária de Educação, Maria Almeida, a importância desse tipo de formação continuada é inegável, uma vez que gestores e coordenadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento e na qualidade da educação. Ao investir na capacitação desses profissionais, o município demonstra seu compromisso com uma educação de excelência, proporcionando melhores condições de aprendizado para os alunos.

Além disso, a formação continuada contribui para a valorização dos gestores e coordenadores, fortalecendo sua autoconfiança e seu comprometimento com a melhoria contínua das práticas educacionais. Através do aprendizado adquirido nesse evento, esses profissionais estarão mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia escolar e promover um ambiente mais saudável e produtivo para todos os envolvidos.

Essa formação demonstra o compromisso da Prefeitura de Costa Rica, através da SEMED em investir na capacitação de seus profissionais, visando uma educação mais eficiente e inclusiva para o fortalecimento do sistema educacional municipal.