03 JUL 2023
EDUCAÇÃO
SEMED promove capacitações para reforçar Educação Especial e Inclusiva em Costa Rica
Fotos: Divulgação SEMED
Com o objetivo de capacitar os profissionais da Educação Especial, a Prefeitura de Costa Rica, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), promoveu a capacitação dos profissionais que atuam diretamente no seguimento. Nesse primeiro semestre de 2023, a Equipe da Educação Especial organizou capacitações mensais para os profissionais de apoio, tradutores intérpretes de libras e professoras das Salas de Recursos Multifuncional.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, parabenizou toda a equipe da Educação Especial e a Secretaria Municipal de Educação por seu empenho e dedicação, que estão contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade em nossa cidade. “Juntos, estamos construindo um futuro melhor para todos os nossos estudantes. É notável o comprometimento e dedicação de todos os profissionais envolvidos, que têm se empenhado em aprimorar suas habilidades e conhecimentos”.

Ainda conforme disse o gestor, “gostaria também de destacar o papel da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da gestora Maria Almeida, que tem demonstrado um olhar carinhoso e comprometido com a educação especial. Sua constante busca pelo aprimoramento dos profissionais é digna de elogios, pois reflete o compromisso com a excelência no atendimento às necessidades dos alunos com deficiência”.

Já a Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, ressalta que essas formações são importantes e proporcionaram momentos valiosos, preparados com muito carinho, qualidade e competência, buscando potencializar e aprimorar os conhecimentos necessários para a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Especial.

Durante esses estudos, foram abordados diversos temas relevantes para o trabalho desses profissionais. Entre eles, destaca-se as atribuições do profissional de apoio no atendimento dos alunos da educação especial, o treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), o treinamento de primeiros socorros I e a função do profissional de apoio da educação especial na rede municipal de ensino de Costa Rica/MS. Além disso, também foram apresentados depoimentos de pais de alunos autistas e com síndrome de Down, trazendo um olhar sensível e real sobre as necessidades desses estudantes.

Para o segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação informa que serão abordados outros temas de estudo, com o objetivo de continuar fortalecendo a capacitação desses profissionais e aprimorando a qualidade da educação especial em Costa Rica. O compromisso de Costa Rica é oferecer um ensino inclusivo e de excelência, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR