29 AGO 2023
OBRAS PÚBLICAS
Início das obras de revitalização da Avenida Kendi Nakai marca novo momento para Costa Rica
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Prefeitura de Costa Rica dará início às obras de revitalização da Avenida Vereador Kendi Nakai. O projeto arquitetônico promete transformar a avenida em um novo cartão postal da cidade, proporcionando mais beleza e segurança aos moradores e visitantes.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos expressou sua satisfação com o início das obras, ressaltando a importância da revitalização da Avenida Vereador Kendi Nakai para a cidade. Ele destacou que a iniciativa visa embelezar a via, proporcionar mais segurança aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres, além de criar mais um cartão postal na cidade.

O projeto contempla a construção de um canteiro central com vegetação, grama, palmeira veitchia e postes de iluminação. Além disso, serão implantadas duas ciclofaixas, uma em cada sentido, proporcionando uma opção segura para os ciclistas. O projeto também prevê a criação de cinco áreas de vivência com pergolado, primavera e bancos para happy hour da população. As áreas de vivência são às rotatórias e receberão uma iluminação especial, e o piso será intertravado. Duas pistas de rolamento serão mantidas em cada lado da via, e áreas de estacionamento nos dois lados. A sinalização vertical e horizontal das ciclofaixas também será readequada.

A empresa responsável pela execução da obra é a Casacenter Materiais para Construção e Construtora, que venceu a licitação. O investimento total será de R$ 1.034.152,83, sendo R$ 553.048,83 de contrapartida do município e R$ 481.104,00 provenientes do Ministério das Cidades, através de emenda parlamentar proposta pela ex-senadora Simone Tebet em 27 de maio de 2021. O prazo estimado para conclusão das obras é de 9 meses.

Já o secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto, reforçou a necessidade de redução de velocidade na via durante as obras, visando garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Ele ressaltou que, mesmo com a pista parcialmente interditada, uma faixa ficará livre para o tráfego.

Com o início das obras, os moradores e usuários da Avenida Vereador Kendi Nakai terão que se adaptar às mudanças temporárias no trânsito. A obra será executada em três etapas, cada uma com 500 metros de extensão aproximadamente, totalizando 1.737,94 metros linear. A expectativa é de que os benefícios da revitalização sejam sentidos por todos os envolvidos.

A revitalização da Avenida Vereador Kendi Nakai é um marco para a cidade de Costa Rica, que busca constantemente melhorias em sua infraestrutura e qualidade de vida para seus moradores. Com a conclusão das obras, a avenida se tornará um importante ponto de referência e um local agradável para se viver e visitar. O projeto é da arquiteta Renata Rodrigues Silva e da engenheira civil, Daiana Souza Pereira.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR