21 JUL 2023
OBRAS PÚBLICAS
Costa Rica substitui mais de 130 mata-burros de madeira por de concreto
Fotos: Henrique James / Assecom / PMCR
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, tem realizado um trabalho significativo para facilitar a vida dos produtores rurais do município. Uma das iniciativas que tem gerado grande contentamento por parte dos produtores é a substituição gradativa dos antigos mata-burros de madeira por de concreto.

Segundo o secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto, essa parceria entre a prefeitura e os produtores rurais tem gerado bons resultados, proporcionando durabilidade e segurança às propriedades. Desde janeiro de 2021 até 20 de julho de 2023, foram implantadas 131 unidades de mata-burros de concreto, e ainda estão previstas mais 18 implantações.

O mata-burro de concreto tem se mostrado a melhor opção em comparação com o de madeira, que está caindo em desuso. Isso se deve às diversas vantagens oferecidas como a durabilidade a longo prazo, o fácil manuseio e instalação, a capacidade para suportar cargas tanto de animais quanto de veículos de transporte, a possibilidade de reutilização e realocação, a contribuição para o meio ambiente por não necessitar do corte de árvores, a não necessidade de manutenções constantes, o melhor preço em comparação com o mata-burro de ferro e a ausência de apodrecimento e erosão ao longo dos anos.

Além disso, o mata-burro de concreto evita fugas de animais e a necessidade de parada de veículos para a abertura de porteiras, proporcionando praticidade e evitando desconfortos como chuva.

Por fim, Penides ressaltou que a implantação dos mata burros de concreto é mais um compromisso da prefeitura de Costa Rica em oferecer melhores condições e segurança para os produtores rurais. "Essa parceria tem sido muito positiva, e estamos satisfeitos em poder contribuir para a vida dos produtores, facilitando o acesso às suas propriedades e garantindo a segurança dos animais. Continuaremos trabalhando para atender às demandas da zona rural e promover o desenvolvimento do nosso município", concluiu o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR