20 JUL 2023
CULTURA
Costa Rica se prepara para realizar a 86ª Festa do ‘Santo Fujão’ de 4 a 6 de agosto
A 86ª Festa do Senhor Bom Jesus da Capela ‘Santo Fujão’ está se aproximando e a comunidade de Costa Rica está se preparando para celebrar essa importante tradição religiosa. A festa acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, na Capela Senhor do Bom Jesus, localizada na MS-306. A programação religiosa e social da festa promete atrair devotos e visitantes de todas as regiões do Brasil.

Para o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, a Festa do Senhor Bom Jesus da Capela em Costa Rica é um evento de grande importância para a comunidade local, reunindo fé, tradição e turismo religioso. “A união das famílias e a participação dos moradores e visitantes fazem desta celebração uma ocasião especial, que promove a cultura e o desenvolvimento do município”, destaca.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha ressalta que a Festa do Senhor Bom Jesus da Capela é um importante patrimônio cultural e religioso do nosso município, que reforça a identidade e os valores da nossa comunidade. “Juntos, vamos valorizar e fortalecer nossa tradição e cultura, proporcionando momentos inesquecíveis para nossa comunidade e para os visitantes que aqui estarão. Que todos possam aproveitar ao máximo essa festa, repleta de fé, alegria e união”, comenta.

Conforme o administrador paroquial de Costa Rica, padre José da Silva, no dia 4 de agosto, sexta-feira, a programação terá início às 19h com a Missa de abertura, seguida pelo Levantamento do mastro. Além disso, haverá baile popular com o Grupo Sociedade Baileira e um Leilão de prendas.

No sábado, a programação religiosa continuará a partir das 19h com a celebração de mais uma missa. O baile com o Grupo Sociedade Baileira e o leilão de prendas também se repetirão nesta noite.

Já no domingo, a programação será intensa. A partir das 2h, os fiéis poderão participar da Caminhada da Fé, saindo da igreja matriz Santo Antônio com destino à Capela. Em seguida, às 4h, será realizada uma Cavalgada, seguida pelo Pedal da Fé, às 5h, saindo da Igreja matriz. Às 6h, será servido um café da manhã para os participantes.

A Missa Solene do domingo em honra ao Senhor Bom Jesus será celebrada às 10h. Logo após, haverá um suculento churrasco gratuito, porém, é indispensável que os participantes levem pratos e talheres. Também será realizado um leilão de gado e de prendas para encerrar a festa.

Os padres José da Silva e Ivanildo Junior, juntamente com os festeiros Jose Russo e Telma, Wesley e Claudia, PC e Solange, Amarildo/Marileis e a comunidade da Capela convidam a todos para prestigiarem o evento. Haverá transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Costa Rica.

Além das atividades religiosas, a festa também oferece a oportunidade de conhecer uma das principais lendas da região. A pequena capela na área rural, conhecida como Capela do Senhor Bom Jesus, guarda a história do "Santo Fujão".

A lenda tem origem em 1838, quando o Major Martin Gabriel de Melo Taques e sua esposa, Ana Fausta Garibaldina de Melo Taques, chegaram à região com uma imagem do Senhor Bom Jesus. Após a morte de sua esposa, o major decidiu voltar para São Paulo com a imagem. No entanto, durante uma tempestade, um raio matou os bois que puxavam o carro que carregava a imagem. Interpretando o incidente como um aviso divino, o major decidiu retornar ao povoado e deixar a imagem do santo por lá.

Os moradores da região construíram uma nova capela para abrigar o santo, mas, no dia seguinte à mudança da imagem, ela havia retornado para a antiga capela. Diante desse ocorrido, os devotos decidiram cortar os pés da imagem, tornando-a conhecida como "Santo Fujão".

A celebração em honra ao Senhor Bom Jesus é realizada todos os anos no primeiro domingo de agosto. Neste dia, peregrinos de todo o Brasil se reúnem para a Caminhada da Fé, que acontece de madrugada. Cerca de 1,5 mil pessoas percorrem os 22 quilômetros entre a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, localizada na praça central de Costa Rica, até a Capela Senhor do Bom Jesus.

Para chegar à Capela do Senhor do Bom Jesus, que está localizada na MS-306, a 30 quilômetros de Costa Rica, os visitantes que saem de Campo Grande podem seguir pela BR-163 e depois pela BR-060. Chegando em Paraíso das Águas, é possível pegar a MS-316 até Costa Rica ou continuar pela BR-060 até Chapadão do Sul e depois seguir pela MS-306.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), da Câmara de Vereadores, do Departamento de Cultura e do Museu Interativo ‘Nelson Silva Soares’.

Serviço – Mais informações pelos telefones (67) 9 9626-8451 e Secretaria de Turismo de Costa Rica/MS: (67) 3247-7070

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024