30 JUN 2023
PARCERIAS
Representantes do Poder Público participam de cerimônia no Corpo de Bombeiros de Costa Rica
Fotos: Henrique Silva - Assecom / PMCR
Nesta sexta-feira (30), o prefeito municipal, Cleverson Alves dos Santos, secretários e vereadores participaram das comemorações do dia do bombeiro no 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica. Na oportunidade, aconteceu uma formatura alusiva à Semana de Prevenção contra Incêndio e Dia Nacional do Bombeiro.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves, reiterou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros no município. Além de salvar vidas, também atua no combate a incêndios e na proteção da fauna local. Destacou a parceria com a instituição, incluindo a implementação da escola cívico-militar, que visa transmitir valores às crianças. Por fim, colocou-se à disposição para futuras parcerias e desejou sucesso aos bombeiros, almejando proteção divina para suas vidas enquanto protegem a população.

Durante a solenidade, houve uma homenagem ao soldado Wilian Eugênio do Nascimento, que passou por uma situação complicada recentemente. O capitão bombeiro militar, Samuel Pedrozo Borges, comandante do 19º Subgrupamento destacou a importância de reconhecer e valorizar os membros da corporação que se destacam em seu serviço. Agradeceu à população de Costa Rica pelo apoio e confiança, enfatizando que são essenciais para o sucesso da corporação. Ele mencionou que em breve se despedirá da cidade, após 4 anos e meio de serviço prestado, e ressaltou que o quartel em Costa Rica foi um sonho da população.

A população de Costa Rica foi reconhecida como uma parceira fundamental para o trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros Militar. O lema "Vidas alheias e riquezas salvar" resume a missão da corporação em todo o Brasil e em outros países, mostrando o compromisso dos bombeiros em arriscar suas vidas diariamente para salvar e proteger a sociedade, destacou Pedrozo.

Histórico

A Semana Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio e o Dia Nacional do Bombeiro são celebrados anualmente entre os dias 26 de junho e 2 de julho. A escolha da data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro.

Antes do Decreto Imperial nº 1.775 assinado pelo Imperador D. Pedro II, o combate a incêndios era realizado de forma improvisada pela população. As pessoas se organizavam em filas e passavam baldes de água de mão em mão até o local do incêndio. A regulamentação do serviço de bombeiros trouxe mais organização e eficiência para o combate a incêndios.

O bombeiro militar, inicialmente instituído dentro da Marinha, surgiu através desse decreto imperial para combater incêndios em embarcações de madeira. Atualmente, os bombeiros militares atuam em diversas frentes, incluindo socorro público, defensivo e combate a incêndios urbanos e florestais.