30 MAI 2023
Atletas do Futsal de Costa Rica disputaram Jogos Escolares da Juventude de MS
Aconteceu de 22 a 28 de maio, em Campo Grande, as disputas de futsal dos JOJUMS (Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul), na faixa etária de 15 a 17 anos. Com 12 atletas, Costa Rica participou da competição com apoio do Governo Municipal, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura).

“Em competições de esportes coletivos como o JOJUMS, os estudantes-atletas aprendem que se esforçar em benefício do companheiro significa ajudar a si mesmo. Além disso, aprendem a lidar com frustrações o tempo todo, com as limitações do corpo, com a rivalidade, com derrotas e também com o orgulho”, avalia o secretário municipal de Esportes, João Carlos Cândido Rocha.

Ao todo total, participaram 872 estudantes-atletas de 61 municípios: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jatei, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

No evento, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), aproximadamente 1.200 pessoas estiveram envolvidas, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros.

Devido ao número de participantes, as seleções municipais foram separadas em três divisões no feminino e masculino. A equipe de futsal feminino de Costa Rica, treinada pelo professor Jefferson Gonçalves, disputou a 1ª divisão e a masculina, instruída pelo preparador Wanderson Dreges, a 2ª divisão.

“Nossa equipe, composta principalmente de atletas iniciantes, foi em busca de experiência e conquistou. Independente de títulos, cada um deles teve a chance de se ver parte de algo maior, além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres. Parabenizamos a todos os envolvidos e agradecemos o apoio do Governo de Costa Rica em prol do esporte local”, completou o chefe da delegação, professor Guilherme Ferreira.

Conforme a Fundesporte, a próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul será nas modalidades individuais, também entre estudantes-atletas de 15 a 17 anos, em Campo Grande, de 2 a 4 de junho. As disputas serão no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística e rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Autor: Angela Bezerra