21 NOV 2022
CULTURA
Costa Rica celebra Dia da Consciência Negra ressaltando a importância da cultura ancestral
O Dia da Consciência Negra, em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil Colonial, foi celebrado com uma programação especial em Costa Rica, ressaltando a importância da valorização da cultura ancestral negra. A iniciativa foi promovida pela Associação dos Afrodescendentes de Costa Rica (Afro-Rica), com apoio do Governo de Costa Rica, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), da Câmara de Vereadores e do Rotary Club.

Abrindo a programação, na noite do sábado (19) no Centro de Múltiplo Uso da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, a doutora Mariane Duarte ministrou a palestra “Racismo Estrutural”, um racismo presente na própria estrutura social. O termo foi desenvolvido em parte para ajudar as pessoas que trabalham em prol da equidade racial a enfatizar a ideia de que o racismo na sociedade é um sistema, com uma estrutura clara e com múltiplos componentes.

Em seguida, o ator Alguimar Amâncio realizou a apresentação teatral “As Mãos de Eurídice”, no papel do homem que retorna à sua antiga casa, depois de perder o dinheiro e a amante. O texto trada das angustias e decisões tomadas por um ser humano e as consequências de suas ações.

Já no domingo (20), o Clube de Laço 3 Divisas foi palco de um verdadeiro show da cultura afro-brasileira, evidenciando sua simbologia e significado social. Além de saborear uma deliciosa feijoada no almoço, o público prestigiou a apresentação do Grupo Bembolado, roda de capoeira com o grupo Aruandê Capoeira e o samba contagiante da Unidos da Vila Carvalho.

Representando o Executivo Municipal, a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres e primeira-dama, Márcia Alves, ressaltou a importância do combate ao racismo no país. “Precisamos combater todo tipo de racimos e reconhecer a cultura negra como parte integrante da cultura brasileira, afinal possui uma importância enorme para construção do nosso país. O que importa é que todos pertencemos a uma só raça, a raça humana. A cor da pele não define o nosso caráter e é isso que realmente faz a diferença na sociedade”, disse ela.

Na oportunidade, o presidente da Afro-Rica, João Marcos de Toledo, agradeceu a todos os parceiros que contribuíram para a realização do evento e foi aplaudido por todos ao relembrar o saudoso Jorge da Silva, mais conhecido como Jorginho da Germinex.

“Agradeço aos meus amigos e companheiros de Afro-Rica, à minha família, à Prefeitura de Costa Rica, Rotary Club, Câmara de Vereadores, Clube de Laço 3 Divisas e a todos que contribuíram para que tudo isso se tornasse possível. Um agradecimento muito especial que gostaria de fazer é ao amigo e companheiro Jorginho da Germinex, que já não está mais entre nós, mas que muito contribuiu em outras feijoadas e com toda comunidade preta de Costa Rica”, relembrou o presidente.

Também estiveram presentes a diretora de Cultura de Costa Rica, Jacy Bulhões, os vereadores Rosângela Marçal, Evaldo Paulino e Everaldo dos Santos, entre outras autoridades municipais.
Autor: Angela Bezerra