21 SET 2022
CULTURA
Museu de Costa Rica integra a programação especial da 16ª edição da Primavera dos Museus com exposição de flores
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), Departamento de Cultura, em parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), realiza nesta quinta-feira (22), das 9h às 19h, a abertura da 16ª edição da Primavera dos Museus, que tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A iniciativa propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

“O evento ocorre no Museu Interativo Prof. Nelson Silva Soares até o próximo sábado, dia 24 de setembro, e acontece simultaneamente em todo país. Costa Rica traz histórias ricas em cultura, fatos e acontecimentos. A população terá nesses três dias a chance de conhecer a fundo temas importantes que só nos engrandecem intelectualmente e apreciar a exposição de flores”, disse a diretora de cultura, Jacy de Pina Bulhões Rodi.

O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Em Costa Rica, a programação vai ocorrer numa ala ao lado da Coluna Prestes do Museu e será aberto para receber visitas de escolas e de toda comunidade costarriquense. "Serão realizadas palestras e visitas guiadas, além de dinâmicas utilizadas para conversar com a população", informou o guia do museu, André Silva.

“Esta ação, que tem como proposta discutir a memória, as personalidades que de alguma maneira contribuíram para a construção da nossa sociedade, além de deixar o local mais bonito, com uma exposição de flores, pois, a primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano", disse o secretário de Cultura, Artur Baird.

Para o prefeito em exercício, Roni Cota, "a 16ª edição da Primavera dos Museus é essencial para manter viva a memória de uma sociedade, pois trazem consigo informações que revelam nosso passado, nos trazem para o presente e dão pistas que ajudam a construir um futuro. Já a exposição de flores, embelezam ainda mais os nossos dias", comentou o gestor.

A expectativa neste ano é que mais de 500 pessoas participem da programação da 16ª Primavera dos Museus. A primavera vai começar no Hemisfério Sul em 2022, às 21h4min (horário MS) do dia 22 de setembro.

Museu Interativo “Nelson Silva Soares”

O Museu Interativo “Nelson Silva Soares” de Costa Rica que fará parte da programação da 16ª edição da Primavera dos Museus já está funcionando em sua totalidade. O visitante não precisa fazer agendamento para conhecer as dependências e pode comparecer de terça a sexta-feira, em horário comercial.

O espaço público foi projetado para levar o visitante a uma jornada virtual pelas paisagens de Costa Rica. A terra, o homem, a biodiversidade e a Cultura foram abordadas de forma especial e podem ser experimentados através de jogos interativos, realidade virtual, projeção mapeada e imersão 360 graus.

O museu está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 2760, próximo ao Centro de Eventos Ramez Tebet. O telefone para contato é (67) 998651257