22 JUN 2022
PARCERIAS
Representante de Costa Rica, disputa etapa estadual do Desafio das Merendeiras nesta sexta
Você já parou para pensar na importância de oferecer uma alimentação de qualidade nas escolas? As merendeiras, que preparam as refeições diariamente para os estudantes, têm um papel fundamental na construção de receitas mais saudáveis e que contemplem o uso de alimentos da agricultura familiar, auxiliando na saúde e crescimento das crianças.

Com a proposta de valorizar o trabalho desses profissionais em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS promove o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que já está na última etapa – a grande final será realizada, em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, nesta sexta-feira (24), em Campo Grande. A competição envolve participantes de 20 municípios do Estado, integrantes do programa Cidade Empreendedora, que é executado em conjunto com as Prefeituras Municipais, e, sete deles, são da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Os profissionais finalistas representam os municípios de Costa Rica, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Para participar da disputa, cada profissional teve criar uma receita com os critérios exigidos pelo edital: não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens produzidos pela agricultura familiar. O prato criado por cada um garantiu o primeiro lugar na etapa municipal realizada nas cidades e, agora, serão apresentados a um novo comitê avaliador na etapa estadual. Serão cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

A final será realizada em dois momentos: pela manhã, no prédio Senac Turismo e Gastronomia, os participantes preparam as receitas e as apresentam aos jurados. Já a cerimônia de premiação terá início, às 19h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

Representante de Costa Rica
Merendeira há 6 anos, Roberta Alves de Oliveira começou a trabalhar em escola como substituta de uma inspetora, mas sempre que podia ajudava na cozinha. Depois de oito meses no trabalho, surgiu uma vaga como merendeira e ela agarrou a oportunidade. Roberta venceu a etapa municipal do desafio, em Costa Rica, com o prato “Rolinho de abobrinha com frango”. Atualmente, ela atende 200 crianças no Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira, na Vila Nunes.

A história com o preparo de alimentos começou na infância, aos sete anos Roberta aprendeu a cozinhar porque a mãe trabalhava fora. Sobre a competição, a merendeira disse que chegou em boa hora. “Foi quando eu estava no começo de uma depressão, então fiquei muito feliz de poder mostrar para as pessoas que eu seria capaz”, explicou.
Autor: Assessoria de Comunicação